Identidade e inovação/ AcBE

  Este é o repositório digital dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Ideias com Mérito). O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide integrou a rede de Escolas com Mérito em 2019.
  A biblioteca, enquanto polo inovador, tem sido responsável, há vários anos letivos, pela área de Oferta Complementar, onde implementa o referencial AcBE. Os temas trabalhados são  definidos em sede de Conselho de Turma e visam o desenvolvimento das competências previstas no Referencial, bem como as competências inscritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
  O público-alvo, inicialmente o 3º ciclo, abrange também o 2º ciclo.

  Ver mais aqui.
 


Ano letivo 2023-24

Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação:
 Aprender com a Biblioteca Escolar"


Articulação com Ciências  - PLANTAS | 6ºA e B | Aprender com a Biblioteca Escolar


Ao longo do 3º período, os alunos do 6º ano trabalharam no projeto de Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC, que tem como tema: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio nas plantas.

Os alunos realizaram várias pesquisas orientadas e prepararam as suas apresentações. Depois, com o recurso a rubricas de avaliação, os alunos avaliaram os seus trabalhos e os dos colegas.

Esta atividade decorreu de uma articulação com a  disciplina de Ciências Naturais (Profª Ana Cerdeira e Prof. Carlos Caixado), tendo os alunos desenvolvido competências de Ciências e das literacias da leitura e da informação.  

Trabalho Ciências 1 de Maria Teresa Calha Aluna









Articulação com Matemática - Sólidos Geométricos | 5º A | Aprender com a BE 

Os alunos do 5º ano acabaram hoje o seu projeto «Sólidos Geométricos», desenvolvido durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.
Durante várias aulas, os alunos leram uma história, construíram sólidos geométricos, usando régua, compasso, tesouras... fotografaram objetos da vida real com a forma dos sólidos que construíram. Finalmente, divulgaram todo o seu trabalho num Padlet.









Preparação da campanha MIÚDOS A VOTOS 24 | 2º ciclo | Aprender com a Biblioteca Escolar
Durante o 2º período, os alunos do 2º ciclo prepararam a campanha MIÚDOS A VOTOS, com o apoio da técnica de Teatro Maria Belo Costa. Depois de todos os trabalhos terminados, a Sala Polivalente encheu-se de alunos e professores para o comício de encerramento da campanha. Todos os participantes apresentaram os seus cativantes materiais de propaganda, estando o entusiasmo sempre ao rubro, de modo a convencer os indecisos.





«E se fosses tu?» | 5º ano | Aprender com a Biblioteca Escolar

Durante os meses de novembro e dezembro, os alunos do 5º ano trabalharam no projeto «E se fosses tu?», que teve como objetivo sensibilizar os alunos para as atitudes discriminatórias que se exercem sobre pares ou pessoas de outros credos, países e raças.

Os alunos viram uma apresentação e assistiram ao vídeo “A jornada do DNA”, seguindo-se um debate sobre os seguintes temas: raça, discriminação e bullying.

Após este momento, agruparam-se em pares e escreveram o que, em sua opinião, significa ser tolerante.



Seguiu-se a leitura orientada de O que vamos contar, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

O projeto acabou com chave de ouro: a presença de familiares de alunos com origens e histórias diferentes das nossas e um momento de partilha muito enriquecedor.



«A arte de calcular» | 2º ciclo | Aprender com a Biblioteca Escolar

Entre setembro e janeiro, nas sessões de Oferta Complementar/Aprender com a com a Biblioteca Escolar do 2º ciclo, foi desenvolvido o projeto "A arte de calcular". Os alunos do 5ºA, 6ºA e 6ºB desenvolveram competências de cálculo, a partir da leitura de alguns excertos da obra “O Homem Que Sabia Contar” de Malba Tahan. Para isso, resolveram três enigmas sugeridos no projeto «Newton gostava de ler! A arte de calcular»/RBE: “A Herança dos Camelos”, “Oito Pães e Oito Moedas” e “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios”.


Seguidamente, continuaram a desenvolver competências de Matemática, a partir da leitura de alguns excertos das obras “Terríveis Matemáticas - Alice no País dos Números» de Carlo Frabetti e do «Pequeno Livro da Desmatemática» de Manuel António Pina.

Finalmente, a 12 de janeiro, concluímos o projeto com a oficina “A dança e a Matemática”, orientada pelo formador Pedro Carvalho da associação cultural Play False.


Ano letivo 2022-23

Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação:
 Aprender com a Biblioteca Escolar"

«Água: fonte de Vida - plantas» | 6ºA e B | Aprender com a Biblioteca Escolar

Em Aprender com a Biblioteca Escolar/OC, articulando com conteúdos de Ciências, as 2 turmas juntaram-se e, depois de uma pequena abordagem teórica, tiveram uma saída de campo para identificação de plantas medicinais existentes na região.

Cada aluno escolheu uma planta e aprofundou o seu conhecimento, através de pesquisas realizadas na Biblioteca Escolar. 

Finalmente, com recurso à ferramenta Canva, os alunos criaram cartazes.




 «Diversidade dos animais e sua interação com o meio ambiente» | 5ºA | Aprender com a BE/ Ciências


Cada aluno escolheu um animal, selecionou uma foto e caracterizou-o de acordo com os seguintes critérios: forma do corpo; tipo de simetria; revestimento do corpo; modo de locomoção, regime alimentar, processo reprodutivo e curiosidades. Também pesquisaram o número de espécies identificadas e catalogadas no planeta Terra; quais as espécies de animais que estão em perigo de extinção e as razões para tal; finalmente, decidiram como queriam organizar a informação recolhida.
 As pesquisas realizadas, texto e imagens, foram depois reunidas num vídeo.





Articulação com CIDADANIA

 No presente ano letivo, o projeto Identidade e Inovação: aprender com a Biblioteca Escolar está a ser implementado no 2º ciclo. 

No 1º e 2º períodos, os temas escolhidos pelos Conselhos de Turma estavam relacionados com Cidadania e Desenvolvimento. 

Alguns trabalhos foram realizados na área curricular de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar; outros foram realizados noutras disciplinas, sempre com o apoio da Biblioteca. 


Trabalhos orientados pela professora Jacinta Sequeira, nas turmas 5ºA, 6ºA e 6ºB 

(Cidadania e Desenvolvimento)

 Os temas abordados foram os seguintes: 

- Direitos Humanos

Direito ao repouso e ao lazer (Artigo 24º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Frederico C., 6ºA



Direito à saúde  (Artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Ana Carolina J., 5ºA



Direito à educação  (Artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Leonor G., 5ºA



- Erradicação da pobreza, trabalho realizado por Carolina Rabaça, 5ºA



- Igualdade de género, trabalhos realizados por:

✔ Margarida Batista, 5ºA



✔ Teresa Calha, 5ºA



- Água potável e saneamentotrabalho realizado por Dinis Pegacha, 5ºA



- Desenvolvimento sustentável trabalho realizado por Margarida Frade, 5ºA



- Violência no namoro trabalho realizado por Beatriz A., Francisco A., Fábio C., Matilde C. e Teresa P., 6ºA



- Bullyingtrabalho realizado por Ivo F., Mafalda M., Martim G., Matilde E. e Maria F., 6ºA.




Trabalhos realizados  na área curricular Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC

Igualdade de género | 5ºA 


                                                      


Conforme divulgámos aqui, os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Igualdade de género», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/Oferta Complementar. 

  Ao longo deste período, foram feitos trabalhos em diversos formatos, respeitando as preferências e os tempos de cada aluno/grupo.

5º A

Igualdade de género no desporto - Afonso A., Margarida F. e Margarida R.


Mulheres - Alice A., Carolina R., Gabriela V. e Matilde E.


Desigualdade de género - Alice V, LG, Mariana G e Soraia



Igualdade de género - António D e Duarte R

Igualdade de género - Teresa C

Igualdade de género - Dinis P, Diogo C, Henrique MF e Margarida B

Igualdade de género (cartaz feito com Canva) - Ana Carolina J, Matilde E. e Yasmin P
Igualdade de gênero de Ana Carolina Janeiro Aluna v 



 Aprender com a Biblioteca Escolar/OC | Igualdade de género | Trabalhos do 6ºA

 Igualdade de género foi o tema escolhido para o 2º projeto desenvolvido nas sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, tal como tínhamos noticiado aqui

Cada aluno/grupo escolheu o modo como queria apresentar as suas considerações sobre o tema.

Igualdade de género - Matilde C, Matilde E e Teresa P


Violência contra meninas e jovens - Mafalda M e Beatriz




Desigualdade de género - texto de opinião


Igualdade de género - Maria F e Francisco A



Igualdade de género |Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC 

2º CEB | Jan. 23




Os alunos do 5º e do 6º ano já começaram a trabalhar no 2º projeto de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, que tem como tema: Igualdade de género.

Os alunos viram e debateram duas curtas-metragens de animação sobre a igualdade de género; leram e exploraram o livro: Sarita Rebelde quer ser astronauta, de Lúcia Vicente (5º ano) e a banda desenhada Mulheres sem medo : 150 anos de combate pela liberdade, igualdade, sororidade de Marta Breen e Jenny Jordahl  (6º ano).

Também já iniciaram diversas pesquisas que, depois de analisadas, serão a base de diversos produtos/trabalhos.

5ºano






6º ano



✒✒

Exposição «Caminho para a PAZ» | dezembro 22
Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar

«Casa abrigo para refugiados»


 Conforme noticiámos aqui , os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Caminho para a PAZ», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca EscolarOferta Complementar.

Ao longo deste período, foram feitos trabalhos em vários formatos que se encontram expostos no átrio da Biblioteca Escolar.

- Comentários à exposição «Da Ucrânia com Amor»


- Vídeos sobre Migrantes e Refugiados

5ºA







6ºA












6ºB




 

   






Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar 
2º CEB |setembro 22



O AE de Castelo de Vide voltou a implementar a disciplina Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, no 2º ciclo.

O 1º projeto, ainda em desenvolvimento, seguiu o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonia Globais. Com este lema em mente e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a exposição «Da Ucrânia Com Amor» do fotojornalista Adriano Miranda, os alunos do 5º e 6º anos têm desenvolvido diversas aprendizagens.



Nas sessões do 1º projeto, têm sido abordados conteúdos das disciplinas de Cidadania, Português, TIC, História, Matemática e ET.
Além de terem visitado a exposição, os  alunos viram  o filme A viagem de Malak, em fugada guerra na Síria; leram a obra Migrantes de Issa Watanabe; pesquisaram o significado das palavras: refugiado, migrante, emigrante, imigrante; pesquisaram as razões que levam as pessoas a mudar de país; identificaram os países de onde são originários os grandes fluxos de refugiados e analisaram estatísticas sobre o número de refugiados e movimentos migratórios em Portugal. 
Esta área curricular está organizada em torno de três domínios de trabalho em articulação com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE). 
Articula-se igualmente com as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).


Ano letivo 2021-22

Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação:
 Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania


No ano letivo 2021-22, a Biblioteca Escolar esteve fechada, devido a obras de requalificação na Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. No entanto, a BE adequou os seus serviços, trabalhando articuladamente com as turmas e apoiando todos os projetos possíveis. 
Estando a trabalhar em pavilhões e num espaço reduzido, não foi possível implementar a disciplina de Aprender com a Biblioteca Escolar/Oferta Complementar. Ainda assim, a professora bibliotecária desenvolveu o projeto em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.


  Articulação Cidadania/ História | 9º A | 2021-22








Segurança Rodoviária | Cidadania | 8º A

 

 

A Biblioteca Escolar trabalhou, durante este ano letivo, em parceria com a área de Cidadania. (Projeto Identidade e Inovação - Aprender com a Biblioteca Escolar)

Tendo por base o tema Segurança Rodoviária, os alunos da Profª Fátima Luís realizaram uma campanha de sensibilização com o objetivo de alertar para os comportamentos adequados a adotar por peões, ciclistas e/ou automobilistas. Esta campanha pôde ser feita através de um vídeo ou de outra ferramenta digital escolhida pelos alunos.













 Educação Ambiental e Sustentabilidade | Cidadania | 7º B | 2021-22







Média  | Cidadania |8ºA 2021-22 








Riscos | 7ºA | 2020-21








Segurança Rodoviária | 8ºA | 2020-21




Ano letivo 2020-21

Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação:
 Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania




8ºB - Cidadania

Book titled 'Educação Sexual'Read this book made on StoryJumper
Book titled 'Às vezes nem tudo é o que parece'Read this book made on StoryJumper








Trabalhos do 8º A - Cidadania

Book titled '(Des)igualdades'
Read this book made on StoryJumper

Book titled 'A jornada pela independência'
Read this book made on StoryJumper

Book titled 'Vem aprender sobre:Igualdade de Género'
Read this book made on StoryJumper

Book titled 'A importância da água nas nossas vidas'
Read this book made on StoryJumper

Book titled 'Riscos e Catástrofes Naturais'
Read this book made on StoryJumper



Ano letivo 2019-20

Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação:
 Aprender com a Biblioteca Escolar"



Articulação com Português Língua Não Materna

Ebooks 


Articulação com Ciências Naturais

O projeto A Biodiversidade no Parque Natural da Serra de S. Mamede, foi realizado nas sessões de Aprender com a BE/Oferta Complementar, na turma A do  ano. O tema foi definido em Conselho de turma.


 





Articulação com  História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºA 


 

 


                  

Articulação com  História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºB


A – Colombo e a descoberta da América 


B – Vasco da Gama e a viagem à Índia






C – Pedro Álvares Cabral e o “achamento” do Brasil



D – Fernão de Magalhães e a 1ª viagem de circum-navegação