Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar"
Articulação com Ciências - PLANTAS | 6ºA e B | Aprender com a Biblioteca Escolar
Ao longo do 3º período, os alunos do 6º ano trabalharam no projeto de Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC, que tem como tema: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio nas plantas. Os alunos realizaram várias pesquisas orientadas e prepararam as suas apresentações. Depois, com o recurso a rubricas de avaliação, os alunos avaliaram os seus trabalhos e os dos colegas.
Esta atividade decorreu de uma articulação com a disciplina de Ciências Naturais (Profª Ana Cerdeira e Prof. Carlos Caixado), tendo os alunos desenvolvido competências de Ciências e das literacias da leitura e da informação.
Trabalho Ciências 1 de Maria Teresa Calha Aluna
Os alunos realizaram várias pesquisas orientadas e prepararam as suas apresentações. Depois, com o recurso a rubricas de avaliação, os alunos avaliaram os seus trabalhos e os dos colegas.
Esta atividade decorreu de uma articulação com a disciplina de Ciências Naturais (Profª Ana Cerdeira e Prof. Carlos Caixado), tendo os alunos desenvolvido competências de Ciências e das literacias da leitura e da informação.
Articulação com Matemática - Sólidos Geométricos | 5º A | Aprender com a BE
Os alunos do 5º ano acabaram hoje o seu projeto «Sólidos Geométricos», desenvolvido durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.Durante várias aulas, os alunos leram uma história, construíram sólidos geométricos, usando régua, compasso, tesouras... fotografaram objetos da vida real com a forma dos sólidos que construíram. Finalmente, divulgaram todo o seu trabalho num Padlet.
Preparação da campanha MIÚDOS A VOTOS 24 | 2º ciclo | Aprender com a Biblioteca Escolar Durante o 2º período, os alunos do 2º ciclo prepararam a campanha MIÚDOS A VOTOS, com o apoio da técnica de Teatro Maria Belo Costa. Depois de todos os trabalhos terminados, a Sala Polivalente encheu-se de alunos e professores para o comício de encerramento da campanha. Todos os participantes apresentaram os seus cativantes materiais de propaganda, estando o entusiasmo sempre ao rubro, de modo a convencer os indecisos.
«E se fosses tu?» | 5º ano | Aprender com a Biblioteca Escolar
Durante os meses de novembro e dezembro, os alunos do 5º ano trabalharam no projeto «E se fosses tu?», que teve como objetivo sensibilizar os alunos para as atitudes discriminatórias que se exercem sobre pares ou pessoas de outros credos, países e raças.
Os alunos viram uma apresentação e assistiram ao vídeo “A jornada do DNA”, seguindo-se um debate sobre os seguintes temas: raça, discriminação e bullying.
Após este momento, agruparam-se em pares e escreveram o que, em sua opinião, significa ser tolerante.
Seguiu-se a leitura orientada de O que vamos contar, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
O projeto acabou com chave de ouro: a presença de familiares de alunos com origens e histórias diferentes das nossas e um momento de partilha muito enriquecedor.
Durante os meses de novembro e dezembro, os alunos do 5º ano trabalharam no projeto «E se fosses tu?», que teve como objetivo sensibilizar os alunos para as atitudes discriminatórias que se exercem sobre pares ou pessoas de outros credos, países e raças.
Os alunos viram uma apresentação e assistiram ao vídeo “A jornada do DNA”, seguindo-se um debate sobre os seguintes temas: raça, discriminação e bullying.
Após este momento, agruparam-se em pares e escreveram o que, em sua opinião, significa ser tolerante.
Seguiu-se a leitura orientada de O que vamos contar, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
O projeto acabou com chave de ouro: a presença de familiares de alunos com origens e histórias diferentes das nossas e um momento de partilha muito enriquecedor.
Entre setembro e janeiro, nas sessões de Oferta Complementar/Aprender com a com a Biblioteca Escolar do 2º ciclo, foi desenvolvido o projeto "A arte de calcular". Os alunos do 5ºA, 6ºA e 6ºB desenvolveram competências de cálculo, a partir da leitura de alguns excertos da obra “O Homem Que Sabia Contar” de Malba Tahan. Para isso, resolveram três enigmas sugeridos no projeto «Newton gostava de ler! A arte de calcular»/RBE: “A Herança dos Camelos”, “Oito Pães e Oito Moedas” e “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios”.
Finalmente, a 12 de janeiro, concluímos o projeto com a oficina “A dança e a Matemática”, orientada pelo formador Pedro Carvalho da associação cultural Play False.
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar"
Em Aprender com a Biblioteca Escolar/OC, articulando com conteúdos de Ciências, as 2 turmas juntaram-se e, depois de uma pequena abordagem teórica, tiveram uma saída de campo para identificação de plantas medicinais existentes na região.
Cada aluno escolheu uma planta e aprofundou o seu conhecimento, através de pesquisas realizadas na Biblioteca Escolar.
Finalmente, com recurso à ferramenta Canva, os alunos criaram cartazes.
«Diversidade dos animais e sua interação com o meio ambiente» | 5ºA | Aprender com a BE/ Ciências
Cada aluno escolheu um animal, selecionou uma foto e caracterizou-o de acordo com os seguintes critérios: forma do corpo; tipo de simetria; revestimento do corpo; modo de locomoção, regime alimentar, processo reprodutivo e curiosidades. Também pesquisaram o número de espécies identificadas e catalogadas no planeta Terra; quais as espécies de animais que estão em perigo de extinção e as razões para tal; finalmente, decidiram como queriam organizar a informação recolhida. As pesquisas realizadas, texto e imagens, foram depois reunidas num vídeo.
Articulação com CIDADANIA
Em Aprender com a Biblioteca Escolar/OC, articulando com conteúdos de Ciências, as 2 turmas juntaram-se e, depois de uma pequena abordagem teórica, tiveram uma saída de campo para identificação de plantas medicinais existentes na região.
Cada aluno escolheu uma planta e aprofundou o seu conhecimento, através de pesquisas realizadas na Biblioteca Escolar.
Finalmente, com recurso à ferramenta Canva, os alunos criaram cartazes.
«Diversidade dos animais e sua interação com o meio ambiente» | 5ºA | Aprender com a BE/ Ciências
No presente ano letivo, o projeto Identidade e Inovação: aprender com a Biblioteca Escolar está a ser implementado no 2º ciclo.
No 1º e 2º períodos, os temas escolhidos pelos Conselhos de Turma estavam relacionados com Cidadania e Desenvolvimento.
Alguns trabalhos foram realizados na área curricular de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar; outros foram realizados noutras disciplinas, sempre com o apoio da Biblioteca.
Trabalhos orientados pela professora Jacinta Sequeira, nas turmas 5ºA, 6ºA e 6ºB
(Cidadania e Desenvolvimento)
Os temas abordados foram os seguintes:
- Direitos Humanos
Direito ao repouso e ao lazer (Artigo 24º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Frederico C., 6ºA
Direito à saúde (Artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Ana Carolina J., 5ºA
Direito à educação (Artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Leonor G., 5ºA
- Erradicação da pobreza, trabalho realizado por Carolina Rabaça, 5ºA
- Igualdade de género, trabalhos realizados por:
✔ Margarida Batista, 5ºA
✔ Teresa Calha, 5ºA
- Água potável e saneamento, trabalho realizado por Dinis Pegacha, 5ºA
- Desenvolvimento sustentável, trabalho realizado por Margarida Frade, 5ºA
- Violência no namoro, trabalho realizado por Beatriz A., Francisco A., Fábio C., Matilde C. e Teresa P., 6ºA
- Bullying, trabalho realizado por Ivo F., Mafalda M., Martim G., Matilde E. e Maria F., 6ºA.
Trabalhos realizados na área curricular Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC
Igualdade de género | 5ºA
Conforme divulgámos aqui, os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Igualdade de género», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/Oferta Complementar.
Ao longo deste período, foram feitos trabalhos em diversos formatos, respeitando as preferências e os tempos de cada aluno/grupo.
5º A
Igualdade de género no desporto - Afonso A., Margarida F. e Margarida R.
Mulheres - Alice A., Carolina R., Gabriela V. e Matilde E.
Desigualdade de género - Alice V, LG, Mariana G e Soraia
Aprender com a Biblioteca Escolar/OC | Igualdade de género | Trabalhos do 6ºA
Igualdade de género foi o tema escolhido para o 2º projeto desenvolvido nas sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, tal como tínhamos noticiado aqui.
Cada aluno/grupo escolheu o modo como queria apresentar as suas considerações sobre o tema.
Igualdade de género - Matilde C, Matilde E e Teresa P
Igualdade de género |Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC
2º CEB | Jan. 23
Os alunos do 5º e do 6º ano já
começaram a trabalhar no 2º projeto de Aprender com a Biblioteca Escolar/
Oferta Complementar, que tem como tema: Igualdade
de género.
Os alunos viram e debateram duas
curtas-metragens de animação sobre a igualdade de género; leram e exploraram o
livro: Sarita Rebelde quer ser astronauta, de Lúcia Vicente (5º ano) e a
banda desenhada Mulheres sem medo : 150 anos de combate pela liberdade,
igualdade, sororidade de Marta Breen e Jenny Jordahl (6º ano).
Também já iniciaram diversas
pesquisas que, depois de analisadas, serão a base de diversos produtos/trabalhos.
5ºano
6º ano
«Casa abrigo para refugiados» |
Conforme noticiámos aqui , os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Caminho para a PAZ», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.
Ao longo deste período, foram feitos
trabalhos em vários formatos que se encontram expostos no átrio da Biblioteca
Escolar.
- Comentários à exposição «Da Ucrânia
com Amor»
- Vídeos sobre Migrantes e Refugiados
5ºA
6ºA
Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar 2º CEB |setembro 22
O AE de Castelo de Vide voltou a implementar a
disciplina Aprender
com a Biblioteca Escolar/ Oferta
Complementar, no 2º ciclo.
O 1º projeto, ainda em desenvolvimento, seguiu o lema do Mês
Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonia Globais. Com este lema em
mente e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a
exposição «Da Ucrânia Com Amor» do
fotojornalista Adriano Miranda, os alunos do 5º e 6º anos têm desenvolvido
diversas aprendizagens.
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania
Segurança Rodoviária | Cidadania | 8º A
A Biblioteca Escolar trabalhou, durante
este ano letivo, em parceria com a área de Cidadania. (Projeto Identidade e
Inovação - Aprender com a Biblioteca Escolar)
Tendo por base o tema Segurança
Rodoviária, os alunos da Profª Fátima Luís realizaram uma campanha de sensibilização com o objetivo
de alertar para os comportamentos adequados a adotar por peões, ciclistas e/ou
automobilistas. Esta campanha pôde ser feita através de um vídeo ou de outra
ferramenta digital escolhida pelos alunos.
Educação Ambiental e Sustentabilidade | Cidadania | 7º B | 2021-22
Média | Cidadania |8ºA 2021-22
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar"
O projeto A Biodiversidade no Parque Natural da Serra de S. Mamede, foi realizado nas sessões de Aprender com a BE/Oferta Complementar, na turma A do 8º ano. O tema foi definido em Conselho de turma.
Articulação com História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºA
Articulação com História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºB
C – Pedro Álvares Cabral e o “achamento” do Brasil
D – Fernão de Magalhães e a 1ª viagem de circum-navegação