sábado, 22 de outubro de 2022

Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar | 2º ciclo


O AE de Castelo de Vide voltou a implementar a disciplina Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, no 2º ciclo.

O 1º projeto, ainda em desenvolvimento, seguiu o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonia Globais. Com este lema em mente e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a exposição «Da Ucrânia Com Amor» do fotojornalista Adriano Miranda, os alunos do 5º e 6º anos têm desenvolvido diversas aprendizagens.



Nas sessões do 1º projeto, têm sido abordados conteúdos das disciplinas de Cidadania, Português, TIC, História, Matemática e ET.


Além de terem visitado a exposição, os  alunos viram  o filme A viagem de Malak, em fugada guerra na Síria; leram a obra Migrantes de Issa Watanabe; pesquisaram o significado das palavras: refugiado, migrante, emigrante, imigrante; pesquisaram as razões que levam as pessoas a mudar de país; identificaram os países de onde são originários os grandes fluxos de refugiados e analisaram estatísticas sobre o número de refugiados e movimentos migratórios em Portugal. 

Brevemente serão divulgados todos os trabalhos realizados.

Esta área curricular está organizada em torno de três domínios de trabalho em articulação com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE).

Articula-se igualmente com as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).