Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar"
Em Aprender com a Biblioteca Escolar/OC, articulando com conteúdos de Ciências, as 2 turmas juntaram-se e, depois de uma pequena abordagem teórica, tiveram uma saída de campo para identificação de plantas medicinais existentes na região.
Cada aluno escolheu uma planta e aprofundou o seu conhecimento, através de pesquisas realizadas na Biblioteca Escolar.
Finalmente, com recurso à ferramenta Canva, os alunos criaram cartazes.
«Diversidade dos animais e sua interação com o meio ambiente» | 5ºA | Aprender com a BE/ Ciências
Cada aluno escolheu um animal, selecionou uma foto e caracterizou-o de acordo com os seguintes critérios: forma do corpo; tipo de simetria; revestimento do corpo; modo de locomoção, regime alimentar, processo reprodutivo e curiosidades. Também pesquisaram o número de espécies identificadas e catalogadas no planeta Terra; quais as espécies de animais que estão em perigo de extinção e as razões para tal; finalmente, decidiram como queriam organizar a informação recolhida. As pesquisas realizadas, texto e imagens, foram depois reunidas num vídeo.
Articulação com CIDADANIA
Em Aprender com a Biblioteca Escolar/OC, articulando com conteúdos de Ciências, as 2 turmas juntaram-se e, depois de uma pequena abordagem teórica, tiveram uma saída de campo para identificação de plantas medicinais existentes na região.
Cada aluno escolheu uma planta e aprofundou o seu conhecimento, através de pesquisas realizadas na Biblioteca Escolar.
Finalmente, com recurso à ferramenta Canva, os alunos criaram cartazes.
«Diversidade dos animais e sua interação com o meio ambiente» | 5ºA | Aprender com a BE/ Ciências
No presente ano letivo, o projeto Identidade e Inovação: aprender com a Biblioteca Escolar está a ser implementado no 2º ciclo.
No 1º e 2º períodos, os temas escolhidos pelos Conselhos de Turma estavam relacionados com Cidadania e Desenvolvimento.
Alguns trabalhos foram realizados na área curricular de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar; outros foram realizados noutras disciplinas, sempre com o apoio da Biblioteca.
Trabalhos orientados pela professora Jacinta Sequeira, nas turmas 5ºA, 6ºA e 6ºB
(Cidadania e Desenvolvimento)
Os temas abordados foram os seguintes:
- Direitos Humanos
Direito ao repouso e ao lazer (Artigo 24º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Frederico C., 6ºA
Direito à saúde (Artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Ana Carolina J., 5ºA
Direito à educação (Artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos) - trabalho realizado por Leonor G., 5ºA
- Erradicação da pobreza, trabalho realizado por Carolina Rabaça, 5ºA
- Igualdade de género, trabalhos realizados por:
✔ Margarida Batista, 5ºA
✔ Teresa Calha, 5ºA
- Água potável e saneamento, trabalho realizado por Dinis Pegacha, 5ºA
- Desenvolvimento sustentável, trabalho realizado por Margarida Frade, 5ºA
- Violência no namoro, trabalho realizado por Beatriz A., Francisco A., Fábio C., Matilde C. e Teresa P., 6ºA
- Bullying, trabalho realizado por Ivo F., Mafalda M., Martim G., Matilde E. e Maria F., 6ºA.
Trabalhos realizados na área curricular Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC
Igualdade de género | 5ºA
Conforme divulgámos aqui, os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Igualdade de género», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/Oferta Complementar.
Ao longo deste período, foram feitos trabalhos em diversos formatos, respeitando as preferências e os tempos de cada aluno/grupo.
5º A
Igualdade de género no desporto - Afonso A., Margarida F. e Margarida R.
Mulheres - Alice A., Carolina R., Gabriela V. e Matilde E.
Desigualdade de género - Alice V, LG, Mariana G e Soraia
Aprender com a Biblioteca Escolar/OC | Igualdade de género | Trabalhos do 6ºA
Igualdade de género foi o tema escolhido para o 2º projeto desenvolvido nas sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar, tal como tínhamos noticiado aqui.
Cada aluno/grupo escolheu o modo como queria apresentar as suas considerações sobre o tema.
Igualdade de género - Matilde C, Matilde E e Teresa P
Igualdade de género |Aprender com a Biblioteca Escolar/ OC
2º CEB | Jan. 23
Os alunos do 5º e do 6º ano já
começaram a trabalhar no 2º projeto de Aprender com a Biblioteca Escolar/
Oferta Complementar, que tem como tema: Igualdade
de género.
Os alunos viram e debateram duas
curtas-metragens de animação sobre a igualdade de género; leram e exploraram o
livro: Sarita Rebelde quer ser astronauta, de Lúcia Vicente (5º ano) e a
banda desenhada Mulheres sem medo : 150 anos de combate pela liberdade,
igualdade, sororidade de Marta Breen e Jenny Jordahl (6º ano).
Também já iniciaram diversas
pesquisas que, depois de analisadas, serão a base de diversos produtos/trabalhos.
5ºano
6º ano
«Casa abrigo para refugiados» |
Conforme noticiámos aqui , os alunos do 2º ciclo desenvolveram o projeto «Caminho para a PAZ», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.
Ao longo deste período, foram feitos
trabalhos em vários formatos que se encontram expostos no átrio da Biblioteca
Escolar.
- Comentários à exposição «Da Ucrânia
com Amor»
- Vídeos sobre Migrantes e Refugiados
5ºA
6ºA
Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar 2º CEB |setembro 22
O AE de Castelo de Vide voltou a implementar a
disciplina Aprender
com a Biblioteca Escolar/ Oferta
Complementar, no 2º ciclo.
O 1º projeto, ainda em desenvolvimento, seguiu o lema do Mês
Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonia Globais. Com este lema em
mente e aproveitando a oportunidade única de ter patente no nosso Agrupamento a
exposição «Da Ucrânia Com Amor» do
fotojornalista Adriano Miranda, os alunos do 5º e 6º anos têm desenvolvido
diversas aprendizagens.
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania
Segurança Rodoviária | Cidadania | 8º A
A Biblioteca Escolar trabalhou, durante
este ano letivo, em parceria com a área de Cidadania. (Projeto Identidade e
Inovação - Aprender com a Biblioteca Escolar)
Tendo por base o tema Segurança
Rodoviária, os alunos da Profª Fátima Luís realizaram uma campanha de sensibilização com o objetivo
de alertar para os comportamentos adequados a adotar por peões, ciclistas e/ou
automobilistas. Esta campanha pôde ser feita através de um vídeo ou de outra
ferramenta digital escolhida pelos alunos.
Educação Ambiental e Sustentabilidade | Cidadania | 7º B | 2021-22
Média | Cidadania |8ºA 2021-22
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar" | Cidadania
Trabalhos realizados no âmbito do projeto "Identidade e inovação: Aprender com a Biblioteca Escolar"
O projeto A Biodiversidade no Parque Natural da Serra de S. Mamede, foi realizado nas sessões de Aprender com a BE/Oferta Complementar, na turma A do 8º ano. O tema foi definido em Conselho de turma.
Articulação com História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºA
Articulação com História | tema "Grandes navegadores" |Trabalhos do 8ºB
C – Pedro Álvares Cabral e o “achamento” do Brasil
D – Fernão de Magalhães e a 1ª viagem de circum-navegação