domingo, 20 de novembro de 2022

Halloween

 


     No âmbito da comemoração do Halloween, as docentes de Inglês dos 2.º e 3º ciclos dinamizaram atividades que envolveram os alunos e o pessoal docente e não docente.

    Muitos foram os que quiseram participar na exposição de retratos, mostrando o seu lado mais assustador, com recurso a aplicações como Instagram e Snapchat, alcançando-se uma mostra de mais de 120 fotografias.

    Por meio de códigos QR, foram disponibilizados conteúdos digitais alusivos à data, nomeadamente, trailers de filmes, videoclips e pequenos vídeos documentais sobre a história do Halloween. Os alunos exploraram os materiais com recurso aos respetivos telemóveis e puderam, em seguida, testar os seus conhecimentos sobre esta festividade da cultura anglo-saxónica, através das ferramentas digitais Kahoot e Wordwall.

     Todos votaram, com grande entusiasmo, na fotografia que consideraram mais scary e a vencedora recebeu um prémio. A votação decorreu na Biblioteca Escolar.


     Foi uma oportunidade para trabalhar as competências intercultural e comunicativa, e também um momento para desenvolver o espírito de comunidade e o sentido de pertença. Thanks to you all! It was spooktacular!














terça-feira, 15 de novembro de 2022

domingo, 6 de novembro de 2022

Apresentação do livro «Assim como tu», de Raquel Salgueiro

 

Raquel Salgueiro

Raquel Salgueiro, vencedora da 8ª Edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, apresentou o seu livro "Assim como tu" e convidou o nosso Agrupamento para o evento.

A sessão decorreu no Jardim Grande (Parque João José da Luz), na passada 6ª feira e contou com a presença de Maria d'Alegria (Maria Simões) que encarnou Antónia, a personagem principal do conto.

Alunos e professores deliciaram-se com a história e com a performance.

Foi um momento fantástico e muito inspirador!






Maria d'Alegria (Maria Simões) encarnando Antónia.



No final, todos trouxeram uma recordação.


segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Día de los Muertos


A Biblioteca Escolar vestiu-se a rigor para festejar o Día de los Muertos, tendo sido decorada com um Altar de Muertos, dedicado à grande artista mexicana Frida Kahlo.

A atividade, proposta pelas docentes de Espanhol Ana Fonseca e Rosa Morgado, contou com o apoio da BE (AO Jacinta Semedo).





Durante as aulas de Espanhol, os alunos deslocaram-se à BE, onde assistiram ao filme de animação "El libro de la Vida".


O Día de los Muertos é uma celebração mexicana de origem indígena, considerada
Património da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).


sábado, 29 de outubro de 2022

Parabéns, Matilde Costa! | Concurso «Ser escritor é cool!»/RBE



O momento alto do Mês das Bibliotecas Escolares aconteceu na passada quarta-feira, dia da cerimónia de entrega de prémios do concurso “Ser Escritor é Cool”, dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Conforme informámos aqui a nossa aluna Matilde Costa (6ºA) obteve uma menção honrosa (2º lugar) no concurso “Ser Escritor é Cool”, por ter ficado sempre entre os melhores, nos 3 desafios deste certame.

A cerimónia teve lugar no museu da Tapeçaria de Portalegre e contou com a presença da Dra. Manuela Pargana da Silva, Coordenadora Nacional da RBE.

Merecidas prendas!

A Matilde e os pais.

Mesa de honra.

O escritor Afonso Cruz.

Sala cheia.



Semana da Biblioteca Escolar | 2º ciclo

 Os alunos do 6ºB participaram nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),  gravando e filmando diversos poemas «Para a Paz e Harmonia Globais».

Esta atividade foi realizada durante as aulas de Português/ Projeto de Expressão Dramática no ensino do Português (orientado por Maria Belo Costa), em articulação com a Biblioteca Escolar.

«A PAZ», Sidónio Muralha


«Míssil», João Pedro Mésseder


«Capacete», João Pedro Mésseder


«Poema em P», Luísa Ducla Soares

 

«Todas as crianças da terra», Sidónio Muralha
 


«A Paz sem Vencedor e sem Vencidos», de Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Semana da Biblioteca Escolar | «Ler para a Paz e Harmonia Globais» |1º ciclo


 Ao longo da semana, as professoras Fernanda Cunha e Jacinta Pereira deslocaram-se às salas do 1º e 2º anos, para realizar sessões  de Educação Literária, a partir do livro «As Cores da Cidade Cinzenta» de Rita Garcia Fernandes.

Muito interessados, os alunos ouviram a história e conversaram sobre a necessidade de respeitar a «diferença» para que haja PAZ e HARMONIA no mundo.

Também viram um pequeno vídeo relacionado com a temática, permitindo desenvolver algumas competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Sensibilidade estética e artística, Pensamento crítico).