Este é o repositório digital dos trabalhos realizados no âmbito do projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos Podemos Ler). O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide integrou esta rede de Escolas em 2021.
O projeto incidirá no desenvolvimento de competências ao nível das literacias da leitura, tecnológicas e digitais, contribuindo para a formação dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Assim, quinzenalmente durante as aulas de Português, a Professora Bibliotecária orientará: sessões de leitura; dramatizações; a realização de podcasts/vídeos/livros digitais, entre outras atividades, de acordo com as preferências/perfil dos alunos implicados.
5º, 8º e 9º anos | 2º Período | 2023-24
O Guilherme, o Diogo e o Rodrigo quiseram aprender mais sobre o 25 de ABRIL de 1974. Nesse sentido, os alunos e a docente de Ensino Especial deslocaram-se à BE, onde exploraram a obra Salgueiro Maia, o Rosto da Liberdade, de António Martins. Nas sessões seguintes, orientados pela profª bibliotecária, fizeram pesquisas sobre este acontecimento tão importante da história contemporânea de Portugal.
5º, 8º e 9º anos | 1º e 2º Períodos | 2023-24
O Guilherme, o Diogo e o Rodrigo deslocaram-se à BE, para pesquisarem histórias tradicionais e lendas. Orientados pela docente de Ensino Especial e pela PB, reescreveram-nas e prepararam a sua apresentação aos colegas mais novos, durante a Semana da Leitura. Para isso, usaram um avental de histórias e criaram um ebook.
Os colegas gostaram muito!
5º ano | 1º Período | 2023
Ao longo do 1º período, o Guilherme leu várias fábulas e escolheu trabalhar a «A Cigarra e a Formiga»: fez o seu resumo e reescreveu o final. Na opinião do Guilherme, na vida, devemos sempre ajudar os outros!
3º ano | 1º Período | 2023
Ao longo do 1º período, a Daniela e o Martim imaginaram uma história, a partir de cartas.
Depois, passaram-na para um documento word, selecionaram imagens para ilustrar as suas ideias e colocaram-nas numa pasta. Também, escolheram a capa do seu ebook, que foi feito com a colaboração da professora bibliotecária e a docente de Apoio.
Finalmente, apresentaram o seu trabalho aos colegas.
Neste terceiro ano de projeto, a BE está a trabalhar com 2 alunos do 3º ano; 1 aluno do 5º ano; 1 aluno do 8º ano e 1 aluno do 9º ano.
Projeto «Leitur@s Criativ@s» | Todos Juntos podemos Ler | Ano 3
Set 2023
4º ano | 2º e 3º Períodos | 2023
Ao longo dos 2º e 3º períodos, o Guilherme e o Salvador criaram personagens e imaginaram uma história.
Depois, passaram-na para um documento word, selecionaram imagens para ilustrar as suas ideias e colocaram-nas numa pasta. Também, escolheram a capa do seu ebook, que foi feito com a colaboração da professora bibliotecária.
Finalmente, apresentaram o seu trabalho aos colegas.
4º ano
Partindo da história Conheces alguém assim? de Margarida Fonseca Santos, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
Read this book made on StoryJumper
8º ano Partindo do álbum O Destino de Fausto, de Oliver Jeffers, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
6º ano
Durante o 1º período (2022-23), o Martim trabalhou O pedaço que falta de Shel Silverstein. Da sua leitura, resultou este audiolivro, utilizando a ferramenta Story Jumper.
7º ano
Umas das obras trabalhadas, durante o 1º período (2022-23), foi o álbum Discórdia, de Nani Brunini, a partir da qual, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
Projeto «Leitur@s Criativ@s» | Todos Juntos podemos Ler | Ano 2
Set 2022
O projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos podemos Ler) está a ser implementado, no nosso Agrupamento, pelo segundo ano consecutivo.
O projeto incidirá no desenvolvimento de competências ao nível das literacias da leitura, tecnológicas e digitais, contribuindo para a formação dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Tal como no ano passado, a Professora Bibliotecária orientará, quinzenalmente: sessões de leitura; dramatizações; a realização de podcasts/vídeos/livros digitais, entre outras atividades, de acordo com as preferências/perfil dos alunos implicados.
Este ano, o projeto abrangerá alunos do 4º ao 8º ano.
Para o 1º trabalho foram escolhidas obras com o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonias Globais.
Todas as atividades serão dinamizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com docentes da Educação Especial, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e Centro de Apoio à Aprendizagem(CAA).
|
Conheces alguém assim? (4º ano) |
|
Discórdia (7º ano) |
|
O destino de Fausto (8º ano) |
Ano letivo 2021-22
Conforme divulgámos aqui, a BE do Agrupamento está a implementar o projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos podemos Ler).
Quinzenalmente, a professora bibliotecária deslocou-se às salas dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, onde orientou sessões de leitura e escrita.
Umas das obras trabalhadas, durante o 1º período, foi A guerra, de José Jorge Letria, a partir da qual foi realizado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
Também foi explorado o conto «Miúra», de Miguel Torga, incluído na obra Bichos. Partindo da sua leitura, o aluno J.M. apresentou a sua versão.
Uma das obras trabalhadas foi Pedro Alecrim, de António Mota, a partir da qual foi realizado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
Para divulgação e monitorização do projeto, foi criado um Padlet, que os alunos preencheram.
Jogo sobre raças de cavalos No âmbito do projeto «Leitur@s criativ@s», foi feita uma pesquisa sobre raças de cavalos. Selecionada a informação essencial e as fotos, o aluno J. M. (9º ano) criou um jogo, com a aplicação Educaplay.
Vale a pena jogar!
Banda desenhada
Partindo da obra Greta e os Gigantes (Inspirado na luta de
Greta Thunberg para salvar o mundo), o Rodrigo A. criou uma banda desenhada com a aplicação Pixton.
Monitorização | Ano letivo 2021/22