quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar e Semana da BE




Em Outubro, comemora-se Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).
A equipa da nossa Biblioteca escolheu a semana de 26 a 30 de Outubro, para desenvolver várias iniciativas pensadas para alunos, professores e pais.
Todas as acções com alunos decorreram em estreita colaboração com os docentes de Área de Projecto ou de Estudo Acompanhado. A primeira parte da actividade consistiu no visionamento de um PowerPoint sobre o funcionamento da BE: todos tomaram conhecimento da equipa responsável, do horário de funcionamento, das zonas funcionais, dos direitos e deveres dos utilizadores e de outras informações úteis. Depois, os alunos participaram num bibliopaper, adaptado a cada ciclo. Entre pesquisas no computador, em dicionários, em revistas e noutros documentos, professores e alunos aproveitaram para (re)descobrir a Biblioteca Escolar e a Classificação Decimal Universal.
Os alunos do 9º ano também puderam ver uma apresentação denominada “A ave brilhante - uma alegoria para a resolução de problemas”, produzido por Brian Armour, do Redlands Independent College e traduzido e adaptado por Manuel Montenegro da Faculdade de Engenharia do Porto.
No dia 29 de Outubro, realizou-se a palestra, para Pais e adultos interessados no tema, "Filhos que lêem, filhos felizes".
Na biblioteca do Pré Escolar e do 1º ciclo, houve uma mostra de documentos de grande interesse para professores e educadores.
Foi uma semana muito animada, que teve como objectivo chamar a atenção, de toda a comunidade educativa, para a importância que a biblioteca escolar pode ter, no século XXI.