quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Palestra "Filhos que lêem, filhos felizes..."





No dia 29 de Outubro, pelas 18horas, recebemos a visita do Dr. Alfredo Leite (Psicólogo Educacional do Projecto "Mundo Brilhante"), que fez uma sessão de sensibilização à leitura destinada a pais.
Agradecemos à Câmara Municipal da Castelo de Vide e à Junta de Freguesia de São João Batista por terem financiado esta actividade.
Agradecemos, também, à Drª Isabel Carita, mãe de um aluno do 5º ano, por ter escrito o seguinte texto que tão bem resume tudo o que foi dito:
"Crianças que lêem são crianças felizes
Segundo o psicólogo Dr. Alfredo Leite, a leitura não só torna as crianças mais felizes como aumenta, a longo prazo, a possibilidade de virem a ser ricas.
Como assim? A leitura desenvolve-lhes os conhecimentos da língua e do mundo. Conhecimentos que aumentam as suas capacidades e os qualificam para um melhor desempenho de qualquer actividade.
7 aspectos a ter em atenção
1) O seu filho sabe qual é o livro favorito do pai e/ou da mãe?
Mostre ao seu filho que também lê e fale com ele sobre esse livro favorito e diga porque é tão especial.
2) A hora do conto? Alguns de nós ainda somos do tempo em que, ao serão, avós, pais ou vizinhos contavam histórias de encantar.
Não sabe contar histórias? É só contar, por exemplo, a história das novelas ou, ainda melhor, a história do AMOR entre o pai e a mãe ou a história de quando o seu filho era bebé.
O mais importante é que você e o seu companheiro aproveitem o tempo para estar e falar com os vossos filhos!
3) A biblioteca da família
Se não têm uma, podem começar a construí-la. Uma biblioteca pode ser uma prateleira com três livros. Os livros devem ser estimados e diga ao seu filho que esses livros que agora são dele, um dia, hão-de ser dos filhos dele. Estamos quase no Natal. Um livro é um excelente presente e nem é muito caro!
4) SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado)
Este é um grave problema crescente, entre as crianças e adolescentes. É provocado, em grande parte, pela visão prolongada de televisão, de jogos de vídeo, internet, etc. O problema aqui não é o que eles vêem, mas a própria imagem que vibra em continuação e afecta uma parte do cérebro (o córtex). O resultado é haver cada vez mais crianças irrequietas, que não se conseguem concentrar, irritáveis e que já acordam cansadas, acabando por ter problemas de aprendizagem, entre outros.
  • Retire a TV do quarto dos seus filhos!
  • Um dia por semana, não acenda a televisão em casa!

5) O livro é pessoal. Faça dedicatórias bonitas (uma frase, um desenho) nos livros que der ao seu filho. Assim, o livro ainda será mais especial.

6) Família <---> Escola

Não fale mal nem da escola, nem dos professores, nem dos funcionários, à frente do seu filho. Muito pelo contrário, mostre-se POSITIVO. A crítica que tiver em relação aos serviços educativos deve ser feita em particular, sem que o seu filho esteja presente. Não somos inimigos - somos parceiros e todos somos EDUCADORES.

7) Como pode brincar com o seu filho e motivá-lo para a leitura:

  • Recitar poemas
  • Escrever uma história em família
  • Ilustrar essa ou outra história
  • Ler em família
  • Fazer um concurso de adivinhas
  • Brincar aos teatrinhos
  • Recontar histórias
  • Ler artigos de jornal ou de revistas, em voz alta."