quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dia Mundial da Alimentação




No dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.
Com o objectivo de incutir hábitos alimentares correctos nos alunos, a Biblioteca Escolar e os Departamentos Curriculares de Pré-escolar/1º ciclo e de Matemática e Ciências Experimentais planificaram várias actividades.
- Os meninos do ensino pré-escolar e as sua educadoras fizeram salada de vegetais e de fruta, que comeram à hora do almoço. Também assistiram a uma peça de teatro feita pelos alunos do 8º A.
- Os professores de Ciências da Natureza e os alunos do 6º ano elaboraram cartazes com regras da alimentação saudável e construíram a roda dos alimentos, que estiveram expostos na BE. Além disso, elaboraram ementas para aplicar no refeitório da escola e realizaram um inquérito sobre os hábitos alimentares da população escolar.
- Os alunos do 6ºA e a professora de Ciências da Natureza prepararam várias actividades para os meninos do 3ºano: um jogo sobre a Roda dos Alimentos, adivinhas, uma canção sobre a alimentação e, no final, ofereceram-lhes uma maçã.
- A equipa da Biblioteca Escolar e os docentes do Departamento Curricular de Matemática e Ciências Experimentais dinamizaram o "Concurso das Sopas"(2º ciclo).
- Os alunos do 7ºB fizeram cartazes, em área de projecto, e expuseram no átrio da BE.
A equipa da biblioteca preparou uma exposição de "Ementas Saborosas", com títulos de livros e também uma apresentação em PowerPoint sobre o tema, que foi vista durante todo o dia, no átrio da BE/CRE.
Reportagem dos alunos do Clube de Jornalismo
O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide aposta na alimentação saudável

No dia 16 de Outubro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide realizaram actividades a comemorar o Dia Mundial da Alimentação.
Desafiando todos os elementos a praticar hábitos de alimentação saudáveis, os docentes quiseram avivar a memória (e a boca!) de todas os alunos, desde os mais crescidos aos mais pequeninos, sobre o contributo dos alimentos para se ter corpo e mente sãos. Os professores Teresa Matos, Ana Cerdeira e Carlos Caixado organizaram com as turmas dos 5º, 6º e 7º anos a roda dos alimentos exposta na BE/CRE. Os alunos, também, elaboraram cartazes, apelando aos bons comportamentos de todos os membros desta comunidade.

Os livros não se comem mas alimentam
A professora Fernanda Cunha, responsável pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, em articulação com os professores de Ciências da Natureza/Naturais, elaborou ementas com livros que fizessem alusão a alimentos e hábitos alimentares, como por exemplo: “O açúcar passo a passo”e “Dietas e borbulhas”.
Promoveu, também, um concurso de sopas com o nome: “Sopa saborosa é a mais apetitosa”, alcançando a vitória os concorrentes :
Catarina Melancia Diogo, 6ºB; Bárbara Dias, 6ºB; e Ana Junceiro, 5ºB.

De pequenino...
Os meninos do ensino pré-escolar A tiveram uma grande participação na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, fazendo uma “ super” salada de fruta com o objectivo de saber que a fruta é uma fonte de vitaminas indispensáveis para a nossa saúde. Pesquisaram, em livros, sobre os bons e maus alimentos, dando realce aos lacticínios e a importância que estes têm para os ossos; elaboraram uma pirâmide alimentar com recortes e, por fim, aprenderam quais os alimentos que se devem comer mais.
Os meninos do ensino pré-escolar B, com a ajuda da Educadora Carmo Mimoso, confeccionaram uma “super” salada de vegetais, com o objectivo de reconhecer a importância dos mesmos. A salada foi comida ao almoço e, à tarde, viram o teatro realizado pela turma do 8ºA. Este grupo-turma, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto, redigiu o texto, pintaram os fatos e ensaiaram as falas das personagens: os próprios alimentos.