terça-feira, 16 de junho de 2009

Visita à Exposição de "Pesos e Medidas"

aNa 6ª feira, dia 5 de Junho, a nossa Biblioteca recebeu uma visita muito especial - os residentes do Lar João Gonçalves Palmeiro Novo/ Fundação Nª Senhora da Esperança. Apreciaram a nossa exposição a D. Adriana Belo, D. Estrela Coimbra, D. Francisca Antunes, D. Josefa Martins, D. Maria José Belo, D. Maria José Reis, Sr. André Gasalho, Sr. Dimas Nunes, Sr. Egídio Roxo, Sr. João Roque, Sr. Joaquim Bugalho, Sr. Joaquim Pinela e Sr. Manuel Gonçalves, acompanhados pela monitora D. Maria João Carreiras.
Eis alguns dos testemunhos deixados pelos visitantes:
"Gostei muito da exposição, porque mostra coisas antigas. Dá valor às coisas do nosso tempo." (Joaquim Bugalho)
"Acho bem que estas coisas não sejam esquecidas, porque as pessoas novas não conhecem isto. Estes objectos devem ser apresentados aos novos." (Joaquim Pinela)
"Antigamente, trabalhei com todos estes instrumentos. O pessoal novo agora não sabe o que isto é." (Antero Gasalho)
"Gostei de ver a exposição porque me fez lembrar o meu pai na debulha de trigo, com os burros." (Estrela Coimbra)
" Já não tenho pai nem mãe,
Já não tenho ninguém.
Quando os tinha, sachava milho e feijão,
Ia regar para a horta e fazia tudo no campo,
com o sacho mão." ( Maria Josefa Martins)
" Andei a guardar ovelhas e vacas e dormia ao pé delas. Gostei muito da exposição, porque me lembrei desse tempo." (Manuel Gonçalves)
E nós gostámos muito de receber esta visita! Infelizmente, as fotografias que tirámos desapareceram.