quarta-feira, 3 de junho de 2009

Exposição de Pesos e Medidas na BE





O comércio é uma das actividades humanas mais antigas. Desde sempre, os homens tiveram necessidade de trocar os bens essenciais à sua sobrevivência. Na Idade Média, as relações humanas intensificam-se, tendo havido um incremento das trocas comerciais. Um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento desta actividade estava relacionado com a complexidade dos sistemas de medição e capacidade que existiam, que variavam praticamente de povoação para povoação. Foram diversos os reis que tentaram a uniformização dos pesos e medidas, de modo a que houvesse um padrão que fosse único, mas só a rainha D. Maria II o conseguiu, em meados do século XIX, com a introdução do Sistema Métrico, tal como já se fazia no resto da Europa.

Esta exposição, proposta pela professora Elsa Lourenço, foi dinamizada conjuntamente pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, pela equipa da BE e pelo Departamento de Expressões/Desporto Escolar.

Enquanto estiver a decorrer a exposição, alunos, professores e funcionários poderão testar a sua condição física, fazendo o teste de Ruffier-Dickson, supervisionado pelos professores Hélder Costa e José Leandro, de Educação Física. Os resultados destes testes serão tratados nas aulas de Matemática.

Mais uma vez, se verificou uma verdadeira articulação entre as actividades desenvolvidas pela BE e as actividades dos departamentos.