Nem sempre é
fácil aprender a pontuação… Por isso, numa articulação entre a disciplina de Português/ projeto de Expressão Dramática no Ensino do Português (orientado
por Beatriz Filomeno) e a Biblioteca Escolar, os alunos do 6ºA deram corpo aos sinais de pontuação e
escreveram pequenos diálogos exemplificativos.
Esta atividade
dá resposta a objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento,
permitindo desenvolver, ao mesmo tempo, competências de Português e
competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória (Linguagens e textos, Informação e comunicação,
Pensamento crítico e pensamento criativo e Desenvolvimento pessoal e autonomia).
- Ah! Que linda
bola!
- Eu não sou uma bola. Sou um ponto final.
- Ponto final!! E para que serve um ponto final?
- Eu sirvo para
marcar uma pausa longa, no final da frase. E tu, quem és e para que serves?
- Eu sou o ponto de exclamação e sirvo para mostrar o espanto, ora essa!!
AH, CS, RC e SB
🔆🔆
interrogação reticente
- Quantas patas tem um cão?
- Tem… Humm…
- Quantas asas tem uma águia? E olhos?
- Tem…deixa-me ver…
- Quando é que vais de férias? E onde vais?
- Vou de férias…Ahh…
- Porque é que não acabas as frases?
- Tantas perguntas…
AM e FB
🔆🔆
A Vírgula Virgolina e o Ponto determinado
- Bom dia, Vírgula.
- Bom dia, Ponto Final.
- Porque estás na minha frase, Vírgula?
- Porque a minha função é isolar o vocativo, separar ideias e elementos de uma
enumeração.
AS, JC, LT e LP
O peixe
bonitão!
- Estou muito zangado! – disse o
Ponto de exclamação.
- Porquê? – perguntou o ponto de interrogação.
- Eu estou zangado com a vida!
- O que aconteceu?
- O meu peixe morreu!
- Como é que ele morreu?
- O peixe morreu afogado!! Ele caiu do aquário para a sanita! A minha mãe puxou o autoclismo de propósito!
- Porquê?
- Porque a minha mãe tinha inveja do peixe, porque era mais bonito
do que ela!
- Mas a tua mãe é assim tão feia para achar que o peixe era mais
bonito do que ela?
- Sim!
- Adeus. Os meus sentimentos pelo peixe.
AC, BB, JS e LG