quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

6º A | Expressão Dramática no Ensino do Português | Pontuação


Nem sempre é fácil aprender a pontuação… Por isso, numa articulação entre a disciplina de Português/ projeto de Expressão Dramática no Ensino do Português (orientado por Beatriz Filomeno) e a Biblioteca Escolaros alunos do 6ºA deram corpo aos sinais de pontuação e escreveram pequenos diálogos exemplificativos.

Esta atividade dá resposta a objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento, permitindo desenvolver, ao mesmo tempo, competências de Português e competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo e Desenvolvimento pessoal e autonomia).

🔆🔆




PONTO ou EXCLAMAÇÃO

 - Ah! Que linda bola!

 - Eu não sou uma bola. Sou um ponto final.

 - Ponto final!! E para que serve um ponto final?

 - Eu sirvo para marcar uma pausa longa, no final da frase. E tu, quem és e para que serves?

 - Eu sou o ponto de exclamação e sirvo para mostrar o espanto, ora essa!!

AH, CS, RC e SB


🔆🔆






interrogação reticente

- Quantas patas tem um cão?

- Tem Humm

- Quantas asas tem uma águia? E olhos?

- Temdeixa-me ver

- Quando é que vais de férias? E onde vais?

- Vou de fériasAhh

- Porque é que não acabas as frases?

- Tantas perguntas

AM e FB

🔆🔆




A Vírgula Virgolina e o Ponto determinado

- Bom dia, Vírgula.

- Bom dia, Ponto Final.

- Porque estás na minha frase, Vírgula?

- Porque a minha função é isolar o vocativo, separar ideias e elementos de uma enumeração.

AS, JC, LT e LP

 🔆🔆



O peixe bonitão!

 - Estou muito zangado! – disse o Ponto de exclamação.

- Porquê? – perguntou o ponto de interrogação.

- Eu estou zangado com a vida!

- O que aconteceu?

- O meu peixe morreu!

- Como é que ele morreu?

- O peixe morreu afogado!! Ele caiu do aquário para a sanita! A minha mãe puxou o autoclismo de propósito!

- Porquê?

- Porque a minha mãe tinha inveja do peixe, porque era mais bonito do que ela!

- Mas a tua mãe é assim tão feia para achar que o peixe era mais bonito do que ela?

- Sim!

- Adeus. Os meus sentimentos pelo peixe.

AC, BB, JS e LG