quinta-feira, 21 de abril de 2016

Fernando Mão de Ferro e Lúcia Gonçalves encerraram a "Semana da Leitura"















Natural de Portalegre e com um longo percurso a promover os livros e a leitura, enquanto editor da “Colibri”, Fernando Mão de Ferro apresentou-se como o homem dos livros que “em menino não tinha um único livro em sua casa”.
O gosto pela leitura foi conquistado a pulso, recorrendo às bibliotecas itinerantes da Fundação Gulbenkian que, nos seus tempos de infância, percorriam as aldeias do interior como era o caso da sua Ribeira de Nisa.
Hoje promove os livros e a leitura editando obras literárias ou documentais, e aposta em novos autores como é o caso de Lúcia Gonçalves, que apresentou da Semana da Leitura de Castelo de Vide o seu segundo romance O Monte das Tílias, publicado pela “Colibri”.
Lúcia Gonçalves despertou o interesse dos presentes, em torno deste seu livro, imbuído dos usos e costumes alentejanos, e que pode ainda ser adquirido na Escola Garcia d’Orta, de Castelo de Vide.
No final da sessão, Fernando Mão de Ferro brindou os alunos presentes com a oferta de um livro para cada um, a que, certamente, terão dado bom uso durante a interrupção letiva da Páscoa, tornando real o tema da Semana da Leitura deste ano e consolidando verdadeiros “Elos de Leitura”.