quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ainda a "Semana da Leitura..."




Momento musical por Marc Drost.






Rui Cardoso Martins com Luís Pargana.

Já noticiámos muito do que aconteceu na Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.
As leituras intrometidas, os lagartos e folares com poesia, os workshops e leituras encenadas, o bailado da “Fada Oriana” ou o apuramento para a final do concurso literário “Leitores Sonhadores” que  trouxe para Castelo de Vide mais uma Menção Honrosa, conquistada pela Carolina Cepa, do 4.º ano.
Falámos também sobre a sessão de abertura da Semana realizada na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Castelo de Vide, com a presença do cantautor portalegrense Francisco Ceia,  e que abriu com “elos de leitura” e de amizade, esta iniciativa inserida no Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação.
Mas outros autores vieram a Castelo de Vide partilhar as suas experiências literárias e as suas vidas de relação com os livros e a leitura.

Relançamento do primeiro livro de Rui Cardoso Martins
Foi o caso de Rui Cardoso Martins que promoveu em Castelo de Vide o relançamento do seu primeiro romance Se Eu gostasse Muito de Morrer, originalmente publicado em 2006.
Com nova capa e breve revisão de conteúdo, este primeiro livro de Rui Cardoso Martins inspira-se nas vidas de uma cidade do interior, quiçá a própria cidade natal do autor, porque como se sabe e está dito na sinopse da obra, “o interior é igual em toda a parte”.
Na apresentação do livro, feita por Luís Pargana, não deixou de se problematizar a permanente tensão entre a ficção e a realidade, patente nas várias “estórias” que ali são contadas e na perturbadora conscientização de que “os factos verdadeiros são os piores”… 
Na sessão, António Eustáquio falou sobre o autor, natural de Portalegre, fundador do jornal “O Público” e das “Produções Fictícias” e agraciado com dois prémios Gazeta por Levante-se o Réu e com o Grande Prémio APE 2009, pelo seu romance Deixem Passar o Homem Invisível.
Fernanda Cunha, a professora bibliotecária, apresentou o momento musical protagonizado pelo  holandês radicado em Castelo de Vide, Marc Drost, que encantou os presentes e arrancou calorosos aplausos de uma cheia sala da Biblioteca Municipal de Castelo de Vide.