segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Palestra "A vida e obra de José Saramago"




Decorreu na 6ª feira, ao final da manhã, a palestra "Vida e obra de José Saramago", dinamizada pela Direção e pela BE do nosso Agrupamento. A atividade dirigia-se a alunos dos 8º e 9º anos e formandas do Curso EFA DC.
A sessão de abertura esteve a cargo da Directora do Agrupamento, professora Ana Travassos, e do presidente do Conselho Geral, professor Amândio Valente, que apresentou o ilustre convidado.
Pegando na palavra, o jornalista e escritor José Casanova fez uma contextualização histórica, ideológica e cultural do século XX e discorreu sobre os acontecimentos que marcaram a obra de José Saramago. Seguidamente, respondeu a algumas questões colocadas pelos presentes, tendo-nos cativado com a inteligência e simplicidade da sua apresentação.
O agradecimento e palavras finais estiveram a cargo da professora bibliotecária.
No final, houve troca de presentes: o jornalista/escritor José Casanova ofereceu à BE um exemplar do seu livro O caminho das aves e um exemplar de "A maior flor do mundo" de José Saramago, tendo recebido um livro de Augusto Rainho, docente deste agrupamento, e dois retratos de José Saramago, elaborados por Gonçalo Grácio e Rodrigo Rouqueiro (alunos do 9º ano).