quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atividade "Ler em família" - Novas Oportunidades a Ler +



No âmbito do projeto Novas Oportunidades a Ler +, o formando António Lourenço Marques, em processo RVCC (nível B2), aceitou o desafio da formadora de LC, Vera Lacão, para realizar uma leitura à turma da sua neta, na Escola Básica de Ammaia, Portagem. O formando mostrou-se desde logo disponível, tendo sugerido a leitura da fábula A galinha d´água, de Delmira Maçãs. A atividade foi planificada e organizada em articulação com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. O formando preparou minuciosamente todos os pormenores da apresentação oral e leitura, com o apoio da formadora Vera Lacão e professora bibliotecária, Fernanda Cunha. Foi, ainda, elaborado um PowerPoint pela referida formadora, o qual serviu de base à apresentação da fábula.
Conforme previsto, a atividade decorreu no dia 25 de janeiro, pelas nove horas. Assistiram à mesma a coordenadora do CNO de Castelo de Vide, Fátima Luís, a profissional de RVC, Henriqueta Machado e a professora titular da turma do 3º ano, Maria Amália Xavier.
A atividade superou as expetativas e o formando cativou a atenção dos presentes pela simplicidade do discurso e facilidade de comunicação. No final, conseguiu surpreender-nos com a leitura de algumas quadras por si redigidas, as quais fez questão de oferecer a todos, como forma de agradecimento pelo momento proporcionado.
         Fernanda Cunha, professora bibliotecária, e Vera Lacão, formadora de LC