sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

La Chandeleur


La Chandeleur, a Candelária, o Dia da Luz, celebra-se em França no dia 2 de Fevereiro. É uma tradição de origem religiosa.
Esta tradição nasceu na época dos romanos e era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Nesse tempo, os fiéis andavam nas ruas de Roma, durante toda a noite, acenando tochas. Em 472, o Papa Gelasius 1º resolveu cristianizar a festa. A Candelária passou assim a simbolizar a purificação da Virgem Maria.
Os crepes surgiram no período dos romanos, continuaram a ser apreciados desde a época dos primeiros cristãos até aos tempos modernos.
Em volta deles, há superstições curiosas:
 Uma delas é experimentar jogar o crepe para o ar, agarrando a frigideira apenas com uma das mãos, tendo a outra mão ocupada com uma moeda de ouro. Se o crepe cair direitinho, o afortunado equilibrista terá grandes oportunidades e riqueza.
 Em muitas regiões, os agricultores tinham o hábito de deixar um crepe aberto na cozinha, para atrair sorte e afastar o espírito da fome.
 A tradição dita que se comam crepes no dia da Chandeleur para garantir uma boa colheita de trigo e para que a seguinte também seja boa.
Assim, as alunas do 9º ano de Francês irão celebrar, no dia 2 de Fevereiro, uma das tradições mais antigas mas, ainda muito actual, na sociedade francesa, confeccionando crepes que poderão ser apreciados durante o intervalo da manhã, junto ao bar.

Texto de Ana Clarisse Santos, 9ºB