segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Encontro Internacional "Criatividade, partilha e desenvolvimento em BEs"




Conforme noticiámos aqui, a professora Fernanda Cunha, responsável pela nossa BE, frequentou o Curso THEKA, no ano lectivo 2007/08. No decorrer desse ano desenvolveu o Projecto: “Biblioteca Escolar de Castelo de Vide - “Entre o sonho e a realidade”.
Na sequência desse projecto, foi-lhe pedido que participasse no Encontro internacional “Criatividade, partilha e Desenvolvimento em Bibliotecas Escolares”, para dar o seu testemunho, enquanto formanda do Curso THEKA, evidenciando a importância que esta formação teve para a melhoria das suas práticas de coordenadora da Equipa da BE e, posteriormente, de professora bibliotecária, (Mesa redonda subordinada ao tema Desenvolvimentos emergentes Theka).
A sessão de abertura contou com a presença da Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Dra. Teresa Menalha; do Sr. Director Regional de Educação do Algarve, Dr. Luís Correia e da representante da Fundação Calouste Gulbenkian, Dra. Amália Bárrios.
Seguidamente, Maria José Vitorino (Coordenadora Interconcelhia RBE, Coordenadora Theka, prémio IASL SCHOOL LIBRARIANSHIP 2009,…). moderou a conferência “Criatividade, colaboração e desenvolvimento na Biblioteca Escolar”, proferida por Luísa Marquardt, directora europeia da IASL, professora da Universidade de. Roma Tre (Itália) e membro de várias associações e grupos na área das bibliotecas
Seguiu-se a mesa redonda moderada por Ana Melo, Coordenadora Theka. José Saro, tutor THEKA e Coordenador Interconcelhio da RBE (Região Centro) salientou a importância da criação de redes locais; através das parcerias estabelecidas entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Municipais. Madalena Santos, Tutora THEKA, Coordenadora Interconcelhia RBE (Algarve); apresentou uma análise reflexiva sobre o Curso Theka, com enfoque no encadeamento de três factores: desenvolvimento, formação e projecto.
No primeiro painel da tarde, Lourense Das, (membro da ENSIL, IFLA, LWSVO e directora europeia da IASL entre 2003/09); através de videoconferência, chamou a atenção para as mudanças operadas no século XXI, no que respeita ao modo de trabalhar, aprender e construir conhecimento. Reforçou também a ideia de que a BE é a porta de saída para outras realidades, cultura e informação, sendo necessário criar parcerias com outras BEs, Bibliotecas Municipais, museus, ONGs, entre outras. A moderadora deste debate foi Maria João Barradas, membro da APBAD e Bib. da Universidade do Algarve.
O encontro também contou com a presença de João Lopes, formando Theka e actualmente Chefe da divisão Municipal de Loulé, que se pronunciou sobre o desenvolvimento da rede de Bibliotecas de Loulé
Posteriormente, realizou-se a Assembleia Geral THEKA.
As conclusões do encontro ficaram a cargo de Paulo Izidoro, Coordenador Interconcelhio RBE (Algarve); Filomena Branco, da DREALG e Angelina Pereira, Tutora THEKA, Coordenadora Interconcelhia (Região Norte).
Na sessão de encerramento ouviram-se as considerações dos Representantes de: Câmara da Loulé, RBE, Coordenação Theka e DREALG.