quinta-feira, 2 de julho de 2009

Segurança na Internet e Ética da Informação

«Em 3 de Junho de 2009, pelas 19h30, na disciplina de Cultura Língua e Comunicação (Formações Modulares), foi feita uma apresentação sobre Segurança na Internet num ponto de vista mais pedagógico, pela Coordenadora da Biblioteca desta Escola, a professora Fernanda Cunha.
É do conhecimento geral que a Internet, nos dias que correm, está enraizada em qualquer nível de ensino, com mais ou menos importância. Logo, importa referir que a informação corre o risco de ser manipulada e alterada, podendo nem sempre ser fidedigna; por isso é sempre importante haver alguém que sugira os sítios a aceder, como professores, por exemplo, verificar se os textos são de alguém reconhecido, se o sítio a que se acede tem os contactos para se tirarem dúvidas que possam existir. É de grande utilidade aceder a vários sítios sobre o mesmo tema, para se comparar dados; e não devemos só consultar a Internet, as bibliotecas também são um bom recurso.
Um aspecto eticamente relevante tem a ver com a Lei do Copyright (autoria dos produtos). De que serve copiar/colar sem se perceber o que o texto quer dizer, sem o entender? Será melhor tentar compreender e, pelas nossas próprias palavras, raciocínio e aprendizagem, redigir um texto novo - até como valorização pessoal é mais gratificante, se for esse o nosso desejo.
A Internet veio mudar a vida familiar, a vida escolar e a vida na sociedade. Com estas novas tecnologias, "quase" já não precisamos dos nossos amigos ao lado para brincar, estudar, conviver. As novas tecnologias vieram fazer com que as pessoas interajam menos umas com as outras, se isolem mais e isso é uma das desvantagens das novas tecnologias. As vantagens são uma maior oferta, quase infinita, de informação, está tudo à distância de um "clic". Importa referir que tudo tem regras e segurança e que devem ser utilizadas de forma responsável, respeitando os direitos de propriedade intelectual.»
João Paulo Ribeiro Fortunato ( aluno de Formações Modulares)