sexta-feira, 19 de março de 2021

Aprender com os média | Cidadania | Português

 


 A Biblioteca Escolar continua a desenvolver atividades E@D, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento (Profª Zita Sequeira) e de Português (professoras Elisabete Raposo e Fernanda Cunha).

 O tema desta sessão foi “Trabalho Infantil”. Depois de uma breve conversa sobre as atividades diárias dos alunos e da análise do artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos,  os alunos assistiram a dois pequenos vídeos «A História de Marco» "Uma vida de trabalho: a história de Pharady

Houve ainda lugar para uma chamada de atenção para o ano de 2021 que foi declarado como Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.   É sabido que o trabalho infantil diminuiu 38 por cento na última década. No entanto, 152 milhões de crianças continuam a ser afetadas, e segundo já se sabe, a pandemia da COVID-19 agravou bastante a situação.

 Depois do debate sobre o que tinham visto, cada aluno deu a sua opinião, gravando um pequeno podcast, que serviu para a avaliação de Português e de Cidadania. Foi novamente usada uma rubrica de avaliação, permitindo que cada aluno se autorregule e se situe num determinado nível de desempenho.

Eis alguns dos trabalhos do 5º ano:


Algumas opiniões de alunos do 6º ano: