terça-feira, 19 de março de 2019

Entre Diálogos: Evocação à efeméride dos 450 anos da morte de Garcia de Orta


Na semana da Leitura, a Biblioteca Escolar acolheu, dias 14 e 15, duas oficinas no âmbito do Serviço Educativo do OPP Entre Diálogos: Evocação à efeméride dos 450 anos da morte de Garcia de Orta, criadas pela arquiteta Susana Bicho (N Planos).
Navegar é preciso
A oficina Navegar é preciso, destinou-se aos alunos do 2º ciclo, cruzando Português, História, Matemática, Educação Visual, Educação Artística e Cidadania.
Partindo da viagem de Garcia de Orta (“o que oje nam sabemos, amanhã saberemos”), juntámos a interpretação do poema de Fernando Pessoa, as naus dos Descobrimentos e o Mar de Maria Keil dialogando sobre os significados, semelhanças e diferenças de navegar, descobrir mundos, comunicar, viver, ontem e hoje… e como uma obra pode ser maior que a vida.
E como “o que é necessário é criar”, construímos uma frota de barcos de papel (com as páginas impressas de Orta que assim continuam a navegar) e escolhemos os nomes sobre o que mais é preciso ou não é preciso…






Livro aberto: experiências sensoriais
Os alunos do 3º ciclo participaram na oficina Livro aberto: experiências sensoriais, na qual eram convidados a “abrir” o livro de Orta e conhecer alguns itens com propriedades medicinais do Oriente a partir de uma experiência sensorial “às cegas”: através do toque, do cheiro, dos sons e do paladar. Dialogámos sobre a experiência sensorial para o conhecimento do mundo e, a inspirados nela, criámos marcadores de livros.