sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aprender com a Biblioteca Escolar

“A sociedade atual passa por transformações com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos, comunica­mos e nos integramos socialmente.
Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem‑se na escola, à qual se exige o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média. A natureza destas literacias, presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola e de todos os professores, sendo a biblioteca escolar um recurso privilegiado para o seu exercício.”

Referencial de aprendizagens associadas
ao trabalho das bibliotecas escolares na

Educação Préescolar e no Ensino Básico

Assim, com os objetivos de levar os alunos a: procurar a informação eficientemente, organizá-la e interpretá-la; avaliar o seu rigor e fiabilidade; apresentar e comunicar os resultados obtidos, fazendo uso do seu pensamento crítico, a BE está a implementar, em articulação com Oferta Complementar, atividades no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE).

Desde o final do 1º período, os alunos do 8º ano têm abordado a obra Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, num ambiente educativo de trabalho colaborativo entre alunos e alunos/ professoras, considerando-se igualmente o uso de várias aplicações/ferramentas como promotoras da participação de todos os alunos e da diferenciação pedagógica, a par da literacia digital.
 
Padlet com trabalhos dos alunos do 8º ano.

Friso cronológico para compreensão da obra, Timeline Preceden.

Mapa de conceitos, Mindmeister.



No início do 2º período, os alunos do 6º ano, começaram a explorar a obra musical O Carnaval dos Animais, de Camille Saint‑Säens. Trata-se de uma atividade desenvolvida em articulação com a disciplina de Educação Musical, promovendo a aproximação ao currículo, com recurso a aplicações/ferramentas que permitirão uma aprendizagem contínua e o desenvolvimento de uma consciência crítica, fatores essenciais de sucesso num mundo em rápida mudança.

 
Padlet com pesquisas realizadas pelo 6º ano.
  

Pesquisando com tablets.





A biblioteca escolar pretende, deste modo, continuar a assumir um papel decisivo na formação para as multiliteracias, permitindo desenvolver nos alunos um leque de competências exigíveis ao uso da informação, à construção do conhecimento e à construção de uma cidadania ativa e responsável.