“A sociedade atual passa por
transformações com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao
conhecimento, como aprendemos, comunicamos e nos integramos socialmente.
Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem‑se na escola, à qual se exige o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média. A natureza destas literacias, presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola e de todos os professores, sendo a biblioteca escolar um recurso privilegiado para o seu exercício.”
Estas transformações, relacionadas com a revolução tecnológica e digital, refletem‑se na escola, à qual se exige o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos média. A natureza destas literacias, presentes em todas as áreas e ambientes de aprendizagem, faz do seu desenvolvimento uma responsabilidade da escola e de todos os professores, sendo a biblioteca escolar um recurso privilegiado para o seu exercício.”
Referencial de
aprendizagens associadas
ao trabalho das
bibliotecas escolares na
Educação Pré‑escolar e no Ensino Básico
Assim, com os objetivos
de levar os alunos a: procurar a informação eficientemente, organizá-la e
interpretá-la; avaliar o seu rigor e fiabilidade; apresentar e comunicar os
resultados obtidos, fazendo uso do seu pensamento crítico, a BE
está a implementar, em articulação com
Oferta Complementar, atividades no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
(RBE).
Desde o final do 1º
período, os alunos do 8º ano têm abordado a obra Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor,
de Manuel António Pina, num ambiente educativo de trabalho colaborativo entre
alunos e alunos/ professoras, considerando-se igualmente o uso de várias
aplicações/ferramentas como promotoras da participação de todos os alunos e da
diferenciação pedagógica, a par da literacia digital.
Friso cronológico para compreensão da obra, Timeline Preceden. |
Mapa de conceitos, Mindmeister. |
No início do 2º período,
os alunos do 6º ano, começaram a explorar a obra musical O Carnaval dos Animais, de Camille
Saint‑Säens. Trata-se de uma atividade desenvolvida em articulação com a
disciplina de Educação Musical, promovendo a aproximação ao currículo, com
recurso a aplicações/ferramentas que permitirão uma aprendizagem contínua e o
desenvolvimento de uma consciência crítica, fatores essenciais de sucesso num
mundo em rápida mudança.
Padlet com pesquisas realizadas pelo 6º ano. |
Pesquisando com tablets. |
A biblioteca escolar pretende, deste modo, continuar a assumir um papel
decisivo na formação para as multiliteracias, permitindo desenvolver nos alunos
um leque de competências exigíveis ao uso da informação, à construção do
conhecimento e à construção de uma cidadania ativa e responsável.