quarta-feira, 8 de junho de 2016

Um simples mistério!

Nesta atividade, inserida no projeto "O Meu Museu" (arquiteta Susana Bicho/ N planos) as turmas do 4º ano foram conhecer, na prática, os contributos que Garcia d’Orta deu às ciências no século XVI.
Cada turma teve de escolher, secretamente, uma planta da região com propriedades medicinais para investigar ao longo do ano.
Após as observações e registos de outono, inverno e primavera, das entrevistas à comunidade e da fase da experimentação do chá, foram ainda à Biblioteca da escola-sede para pesquisar um pouco mais, recorrendo às novas tecnologias que Orta, na sua imensa curiosidade, certamente também teria usado, se as houvesse na época.





Redigiram depois um “Colóquio”, à semelhança dos originais mas de forma inversa, imaginando que um médico indiano chega a Portugal e questiona Orta sobre as plantas medicinais desta região e os seus usos. Na Semana da Escola juntaram-se as turmas, encenando-se a leitura destes Colóquios para descobrirem as plantas-mistério (que, em boa verdade, já há muito tinham sido desvendadas!).





No final, em homenagem a Garcia d’Orta, plantaram, com entusiasmo, no pátio da escola homónima, uma das espécies que Orta investigou e descreveu no seu livro e que o Sr. João amavelmente trouxe. Alguém descobre o que é?