sexta-feira, 18 de março de 2016

LAGARTO, LAGARTO!

Este ano, uma das atividades do projeto O Meu Museu, desenvolvido por Susana Bicho com os alunos do 4º ano, foi integrada na Semana da Leitura e abordou o tema dos Lagartos da Páscoa, trabalhando transversalmente a língua portuguesa, a matemática, as expressões e o estudo do meio em estreita articulação com o património local e o envolvimento da comunidade.
Primeiro fomos visitar a sala da Páscoa do museu da Sinagoga e, no dia seguinte, arregaçámos as mangas e pusemos as mãos na massa: a mãe e a irmã do aluno Manuel Manso vieram ensinar a confecionar Lagartos da Páscoa, um bolo tradicional de Castelo de Vide com a forma deste réptil que os judeus abominam.
Enquanto a massa levedava quisemos saber mais sobre lagartos e, em forma de jogo, fizemos uma roda de leituras variadas (lengalengas, poemas, expressões populares, textos científicos e históricos, notícias, uma fábula moçambicana e até uma canção!). Demos forma aos lagartos (uns mais lagartixas outros mais dragões- de- komodo), decorámo-los e ainda sobrou massa para oferecermos uns folares aos professores.
Enquanto coziam, descobrimos como os lagartos também podem ser obras de arte pela mão do artista holandês Escher. E experimentámos também a fazer um lagarto a partir de um quadrado, aplicando conceitos matemáticos como a rotação de figuras geométricas.
No final do dia 60 lagartos invadiram o átrio da escola com mensagens para ler. Será que algum disse “cobras e lagartos” desta atividade?
Obrigado a todos os que tornaram possível realizá-la.
                                                                      Alunos do ano e Susana Bicho (Arquiteta da n planos)