quinta-feira, 4 de junho de 2015

Projeto “O meu museu”



 

 


Foi com muita alegria que recebemos a visita dos alunos do 4º ano! Integrada nas atividades do projeto “O meu museu”, os pequenos investigadores do ano A e B vieram, à biblioteca da escola sede, fazer pesquisas sobre plantas medicinais.

Este projeto iniciou-se com uma visita ao Núcleo Museológico da Sinagoga de Castelo de Vide, onde existe uma sala dedicada a Garcia d’Orta. Depois de aprenderem um pouco mais sobre este importante médico e botânico português e perceberem os seus passos na Índia, quiseram fazer o mesmo cá. Assim, cada turma escolheu uma planta medicinal autóctone para investigar: alfazema (4ºA) e tília (4ºB). Observaram-nas, no outono, inverno e primavera; desenharam-nas; mediram-nas; investigaram e experimentaram as suas propriedades medicinais, fazendo chá. No fim, escreveram colóquios sobre cada planta, à maneira de Garcia d’Orta.

Dinamizado pela arquiteta Susana Bicho (da empresa n planos), este projeto pretende  valorizar os conteúdos do Núcleo Museológico da Sinagoga de Castelo de Vide e introduzir o conceito de método científico, utilizado de forma pioneira por Garcia d’Orta.
 
4ºA
 

 

4ºB