quinta-feira, 11 de junho de 2015

Educação Artística - Biblioteca Escolar

        Respeitando o tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento para 2014/2015, “Educar’te” (a educação pela arte), as docentes Ana Eustáquio e Fernanda Cunha implementaram o projeto Educação Artística, nas sessões de Oferta Complementar (6º ano), em articulação com a Biblioteca Escolar.
Ao longo do ano, foram exploradas as seguintes obras: opereta infantil “Jardim de Cantos e Encantos”; As naus de Verde Pinho de Manuel Alegre e “Trem de ferro” de Manuel Bandeira.
Durante o 1º período, os alunos leram e exploraram a opereta infantil “Jardim de Cantos e Encantos”, passando depois à sua ilustração.

No que concerne à obra As naus de Verde Pinho, sucederam-se várias etapas, ao longo do 2º e 3º períodos: leitura e interpretação do texto; exploração das ilustrações e referência ao período histórico; exploração da intertextualidade com: o romance popular “A nau Catrineta”; a epopeia camoniana (episódio do “Velho do Restelo” e do “Adamastor”) e a Mensagem de Fernando Pessoa (poemas “D. Dinis”, “O Mostrengo” e Epitáfio de Bartolomeu Dias”); audição de música da época retratada; observação de pinturas, esculturas e monumentos da época.
Seguiu-se a exploração gráfica da obra, realizada em sala de aula: desenhos e trabalhos em três dimensões, utilizando variados materiais.






 
Finalmente, foi explorado o poema “Trem de ferro” de Manuel Bandeira, que os alunos ilustraram e, a partir do qual, realizaram um trabalho coletivo em 3 dimensões.


Os trabalhos resultantes deste projeto, realizados com muito empenho e entusiasmo pelos alunos, podem ser apreciados por toda a comunidade no átrio da BE, durante a Semana da Escola.