segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Casa de Férias - Histórias do Senhor Valéry de Gonçalo M. Tavares













Para o Senhor Valéry férias são os momentos em que ninguém lhe pode exigir decisões. O difícil é encontrar a casa ideal para descansar…

Porque o ano letivo estava mesmo a terminar, decorreu na biblioteca escolar do 1º ciclo,  a atividade Casa de Férias a partir da exploração do livro A Casa de Férias - Histórias do Senhor Valéry  de Gonçalo M. Tavares, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 
Inserida na Semana da Escola, esta atividade cruza a Educação Literária com a Educação Artística (tema aprofundado no projeto educativo do Agrupamento no presente ano letivo) e foi desenvolvida pela arquiteta Susana Bicho (da empresa N Planos).
Durante duas horas cada turma do 1º ciclo interpretou o livro abordando os conceitos de corpo, volume, espaço, forma, 2 e 3 dimensões, casa e casa de férias. Seguiu-se uma visualização de casas de arquitetos famosos numa aproximação à arquitetura contemporânea e aos seus ingredientes tais como a forma, a função, o material, a luz, a cor, o lugar…
Depois os alunos puseram mãos à obra para construir a sua própria casa de férias a partir de uma folha A4 num exercício que estimulava a liberdade criativa e o envolvimento afetivo. Surgiram casas com piscina, casas na árvore, casas aranha, flor ou berço, casas que flutuam,  andam, voam ou rebolam… e, já se vê, nem todas serviam para descansar!
No último dia de aulas os alunos criaram o Bairro de Férias com a exposição de todas as casas na  Feira de Atividades da Escola.