segunda-feira, 20 de abril de 2015

Plano de desenvolvimento de literacias da informação e digitais - 2014/2015

“A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. (…) A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. (…).”

Umberto Eco

    Vivemos na chamada sociedade da informação, caracterizada pela facilidade e rapidez no acesso à informação, em qualquer lugar e sem qualquer mediação, levando a que os alunos a usem sem terem a preocupação de a tratar, sem a cruzarem com outras fontes, sem a questionar.
   Assim, com os objetivos de travar esta tendência para o “corta e cola”; de alertar para a necessidade de questionar a informação que lhes salta pelo ecrã e de treinarem o seu pensamento crítico, a BE está a implementar, pelo 4º ano consecutivo, o Plano de desenvolvimento de literacias da informação e digitais.
   Este projeto dirige-se aos alunos do 5º ano, está a ser implementado em articulação com a disciplina de Português e está organizado por módulos:
1º Módulo: Conhecer a BE
- Como usar a BE

 2º Módulo: Introdução à Internet
- Segurança na Internet

3º Módulo: A pesquisa e o tratamento da informação
- Como fazer um sublinhado
- Como fazer um esquema
- Como fazer um resumo 
- Como fazer uma pesquisa
- Como fazer um trabalho

4º Módulo: Multimédia: o PowerPoint
 - Como fazer uma apresentação multimédia – o PowerPoint

   A biblioteca escolar pretende, deste modo, assumir um papel decisivo na formação para as literacias, permitindo desenvolver nos alunos um leque de competências exigíveis ao uso da informação, à construção do conhecimento e à construção da cidadania.


Ouvindo a teoria...


Aplicando os conhecimentos com a ajuda da Profª bibliotecária.

Trabalhando com afinco,...

... sempre com a supervisão da Profª Zita Sequeira, de Português.

A atenção e o interesse imperam.


A professora Fernanda ajuda a preencher os esquemas.



A Profª Zita verificando os resumos.