quinta-feira, 26 de março de 2015

Encontro com o livreiro Amadeu Candeias e o realizador Pedro Sousa

  As atividades da Semana da Leitura não decorreram só nas instalações escolares do Agrupamento.
  Na 5.ª feira, 19 de março, foi no renovado cineteatro Mouzinho da Silveira que se realizou a projeção do filme “Círculo das Letras”, de Pedro Sousa.
  Com a presença do realizador e também do artista plástico Rui Pereira, que participou na criação de conteúdos para o filme, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico de Castelo de Vide tiveram oportunidade de conhecer uma das mais emblemáticas livrarias de Lisboa, retratada no filme tanto pelo seu projeto editorial e livreiro, como pelas dinâmicas em outras áreas, como conferências, exposições de artes plásticas, ou a interação quotidiana com os habitantes do bairro.
  Outro projeto livreiro apresentado foi o da Livraria Nun’Álvares, em Portalegre, que motivou o livreiro Amadeu Candeias a sair de uma cidade da Grande Lisboa e a investir na divulgação dos livros e na promoção de hábitos de leitura numa região do interior do País, como é Portalegre.
  Esta foi uma manhã de debate, muito participado tanto por alunos como por professores e que proporcionou a troca de ideias e a partilha de experiências.