sexta-feira, 28 de março de 2014

Semana da leitura - Pré-escolar e 1º ciclo

   A semana de leitura (17 a 21 de março) do nosso agrupamento foi vivida pelos alunos do Pré-Escolar e do 1º CEB com uma forte dinâmica de participação.
   Para a comunidade escolar, foram cinco dias de intenso trabalho e de muitas leituras. Cinco dias inspiradores de como a escola pode ser um lugar apetecível!
   Sabendo que a Primavera chegava no final da semana, ela deu o mote e com a simplicidade das palavras de Cecília Meireles, na poesia “Leilão de jardim”, iniciamos a construção de uma ESTÁTUA da PRIMAVERA.
   Com o trabalho de cada um, elemento a elemento, a estátua cresceu … aperfeiçoou-se e conclui-se o leilão! Arrematado!
   O trabalho mereceu “ofertas generosas” por parte de todos os que passaram pelo hall da nossa biblioteca.

   No primeiro dia da semana a biblioteca recebeu também a visita da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares – Professora Carla Correia – que dinamizou sessões de leitura para os 3º e 4º anos de escolaridade. Os alunos ficaram a conhecer O Livro Inclinado, de Peter Newell, e A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick.
   Foi um belo momento!

                

   Na terça-feira o texto dramático deu cor à biblioteca. “Vem aí o Zé das Moscas” de António Torrado foi dramatizado pelos alunos do 3ºA. A semana da leitura foi o espaço de partilha desta obra, anteriormente trabalhada na Atividade de Enriquecimento Curricular - “Histórias ao Final da Tarde”.

  Ao longo da semana também nasceu um estendal no pátio exterior da escola.
  Este espaço foi preenchido por vários trabalhos, sendo que a inauguração foi realizada pelos grupos do pré-escolar. Muitas poesias e palavras foram registadas por escrito e de forma iconográfica depois de terem viajado por dentro das crianças, terem sido ditas, recitadas, lidas, dramatizadas …


   Na quarta-feira a sessão da leitura da biblioteca destinou-se aos alunos do 4º ano de escolaridade e a poesia marcou pontos.
   Após um momento de conversa amplamente participado sobre “O que é ser poeta?” os alunos descobriram um “Romancinho Verde”. As bonitas e delicadas palavras da Matilde Rosa Araújo invadiram o espaço e deram-nos a conhecer o namoro de Maria e Manuel.
   O Miguel Torga também visitou a biblioteca com “Um poema”. Lemo-lo silenciosamente e depois em voz alta … falamos sobre ele … esmiuçámos algumas palavras …
  Na voz da Adriana Calcanhoto chegou o Alexandre O´Neil - A velha Fábula em Bossa Nova – foi ouvida com a sonoridade melodiosa da língua brasileira.
  Uma cigarra que queria ser formiga …mas que termina dizendo:
  “Assim devera eu ser
   Assim devera eu ser
   Se não fora não querer.”

    E as vontades individuais são de respeitar!
   O Fernando Pessoa também passou pela nossa biblioteca e cumprimentou-nos pela voz do Zeca Afonso. Ambos chegaram num “Comboio Descendente” e foram muito bem recebidos pelos alunos.


   A Pré A e a Pré B juntaram-se e ao desafio disseram e cantaram lengalengas, poesias e canções. As palavras foram ditas e ouvidas de diferentes formas e cada grupo saiu mais rico desta experiência.


   Na quinta-feira a leitura cumprimentou o sol morno de um inverno a despedir-se.
   O encontro de TODOS (alunos, auxiliares de acção educativa e docentes) para recitar o poema de abertura da semana da leitura foi no amplo pátio da escola. As oliveiras emolduraram os rostos dos meninos e a brisa levou longe as palavras recitadas.

   Durante esta semana os alunos realizaram vários acrósticos. Estes trabalhos foram dinamizados em espaços de trabalho de grupo, parcerias e individuais. Alguns deles emolduraram a porta de entrada da escola.

   Sexta feira, Dia Mundial da Floresta e da Poesia, rumamos à barragem de Póvoa e Meadas e entre muitas actividades a poesia também aconteceu. E foi lindo!
   A “Balada das Vinte Meninas” acenaram à envergonhada Primavera, que era acabada de nascer.     
   Os alunos do 1º ano, muito compenetrados, recitaram o poema de forma exemplar. Houve aplausos muito merecidos e imensos sorrisos verdadeiros.
   Depois chegou a vez de TODOS e em comunhão com a natureza ecoaram as alegres palavras de Matilde Rosa Araújo.

Acreditando que as palavras dos poetas enriquecem, dizemos:
- VIVAM AS LEITURAS!

- VIVA A POESIA!

   Docentes responsáveis: Amândio Valente, Ana Lopes, Carmo Mimoso, Filomena Bruno, Glória Lindo, Isabel Raposo, Isabel Silva, Jacinta Pereira, Luís Pargana, Margarida Morão e Paula Temudo