terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atividades de leitura na BE do 1º ciclo - mês de janeiro

  E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
  Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
José Saramago

   Iniciámos as actividades da biblioteca relativas ao mês de Janeiro, num dia em que o sol brilhou. O brilho deste sol de pouca dura e os alunos dos 3º anos foram testemunhas das várias e distintas mensagens que a história “O Ponto” deixa a quem a lê: a marca que é imprescindível deixar neste percurso que é a vida; a necessidade imperiosa do professor acreditar nos seus alunos e eles em si mesmos, para que haja crescimento como aluno e como pessoa; a certeza de não poder dizer “não sou capaz” antes de experimentar, acreditando que sempre podemos fazer melhor.

Falando de pontos … falámos de pontilhismo descobrimos pintores e pintámos aplicando essa técnica.
A experiência foi enriquecedora para todos!



   Na semana seguinte com os amigos do 4º Ano de escolaridade descobrimos “A Maior Flor do Mundo”. Escutada a história, o diálogo prolongou-se doce e vivo pelo livro… cruzámos as palavras do José Saramago com as deliciosas ilustrações do João Caetano e descobrimos tantas coisas que nos fazem felizes!
  Que belo momento!
  Alunos e professores comungaram dessa felicidade que é ler o nosso prémio Nobel, José Saramago.
  Em consonância com a mensagem da história reciclámos jornais e construímos para o hall de entrada a nossa Maior Flor do Mundo. Deste modo partilhámos a ideia de José Saramago de que é possível fazer “coisas muito maiores que o nosso tamanho”.

Com os alunos do 1º ano de escolaridade visitamos a serra e conhecemos a pequena formiga que na neve prendeu o pé. A musicalidade da repetição da cantilena encadeada encantou os alunos, que no final da apresentação já a queriam repetir (e conseguiram!!!).

A Luísa Ducla Soares possibilitou - com o “Mais lengalengas”- exercitar a memória e destravar a língua, ao mesmo tempo que nos ensinou que ninguém é mais forte que ninguém e que todos precisam da ajuda de todos.


  Já no final do mês, os alunos do 2º ano de escolaridade tiveram a visita do elefante cor-de-rosa, que lhes apresentou a Luísa Dacosta. A história possibilitou um diálogo enriquecedor sobre os sonhos, a necessidade de cuidar do planeta e claro a imaginação.
  Sem modéstia e muito bem, todos reconheceram, que não existe melhor lugar para um elefante cor-de-rosa viver do que a imaginação de uma criança.
  Descoberto o elefante cor-de-rosa, imaginaram-se muitas histórias … elefantes cor-de-rosa que se escondiam no galinheiro…no quintal … debaixo da cama … mas sempre grandes amigos dos meninos.
  E no final, todos os meninos descobriram um elefante cor-de-rosa, na palma das suas mãos, num belo trabalho de Expressão Plástica que enfeitou as paredes da sala de aula.
  Querem saber um segredo?
  Os adultos presentes também receberam a visita do seu elefante cor-de-rosa, mas à boa maneira dos adultos não partilharam, se bem que conseguimos ver em cada rosto (adulto) um sorriso … quando o encontraram.


 
 

Professores responsáveis Ana Lopes e Luís Pargana