segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Natal na Biblioteca Escolar do 1º Ciclo

   No mês de novembro visitámos lugares imaginários … sem sair da nossa biblioteca.
   Logo no início os alunos da turma A, do 2º ano descobriram a simpatia de um gato preto em “Desculpa por Acaso És Uma bruxa?”. Caminharam por terras onde os gatos falam e as bruxinhas vão à escola.
   Depois deram asas à imaginação e todos criaram a sua própria bruxinha.
   Numa outra sessão de trabalho os alunos do 4º A leram o “Gigante Egoísta” do Oscar Wilde – atividade no âmbito da Educação Literária.
  O conto proporcionou uma agradável e enriquecedora conversa sobre o egoísmo versus bondade e as formas de ser feliz com os outros.








   No mês de dezembro um pequeno conto do António Torrado marcou o início dos trabalhos na quadra natalícia. “O Pinheiro Descontente” foi ouvido (leitura e projeção) pelos alunos do 1º ano.
  Já os alunos de segundo ano ouviram contar a versão popular do conto “As três Fortunas do Pinheiro Bravo”.
  Num momento de grande magia, o silêncio entrou pela sala e os três pequenos pinheiros construídos com pauzinhos chineses e papel celofane foram protagonistas.
   E assim se pode contar um conto…
 





  E por ser Natal, terminamos este 1º período escolar com a biblioteca vistosamente decorada.
   A porta …





   Porque o Natal é partilhar … construímos uma árvore de partilhas.
   Os alunos e as suas famílias escreveram numa pequena folhinha branca o que é o Natal e trouxeram um enfeite de Natal da sua árvore. O resultado foi uma árvore cheia de bonitas mensagens… e alguns enfeites!







  E porque na nossa biblioteca não falta a lareira … os alunos coloriram, recortaram e construíram enfeites de Natal para decorar a lareira.




  Na escola o Natal e a poesia andam sempre de mão dada. Mantendo a tradição, em dezembro leram-se, memorizaram-se e declamaram-se muitas poesias de Natal.
Feliz Natal!
As professoras
Ana Lopes e Isabel Raposo