terça-feira, 12 de novembro de 2013

Outubro na BE do 1º Ciclo


No mês de outubro as atividades na biblioteca do 1º CEB realizaram-se às quartas feiras e abordaram temáticas muito diversificadas.

Os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade conheceram Alfred Nobel e um pouco da sua história de vida, isto a propósito das escolhas dos prémios Nobel, que acontecem sempre neste mês.

            Na sequência desta atividade os alunos foram também desafiados a atribuir prémios a alguém que considerassem verdadeiramente importante  … e esta tarefa não foi fácil, sinal que estamos rodeados de gente muito importante na nossa vida! Que bom!!!!!

Descobrir … o Prémio Nobel?

 

Alfred Bernhard Nobel foi um químico e inventor sueco.

Nascimento: 21 de outubro de 1833, Estocolmo, Suécia.
Falecimento10 de dezembro de 1896, Sanremo, Itália.
 
Alfred Bernhard Nobel nasceu a 21 de Outubro de 1833 em Estocolmo, na Suécia. Filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor e de Andrietta Ahlsell.
Foi em Paris que conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina. O invento fascinou Nobel.
Na empresa do pai, juntamente com os seus irmãos, realizou experiências com o objetivo de arranjar um uso seguro de transportar/vender a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados. Mais tarde regressou à Suécia, com o intuito de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Após a morte do irmão Emil, numa das suas explosões experimentais, muda-se para uma zona isolada. Nesta altura tenta então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, junta-lhe vários compostos que a tornaram de facto numa pasta moldável - a dinamite. A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis, minas e canais. A dinamite expandiu-se rapidamente por todo o mundo.
O trabalho intenso durante todo a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal, tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas. Esta amizade contribuiu para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.
Alfred Nobel faleceu a 10 de Dezembro de 1896 na sua casa em San Remo (Itália), por isso é nessa data que se realiza a entrega dos prémios. No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel, que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz. O vencedor recebe uma medalha Nobel em ouro, um diploma Nobel e uma importância em dinheiro.
Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.
Texto informativo distribuído aos professores após o visionamento do powerpoint

No dia dezasseis de outubro, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. Todos os meninos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo da escola estiveram na biblioteca para falar de alimentação e ouvir as histórias “A Sopa Verde” Texto e ilustrações Chico - Âmbar – e o “Caldo de Pedra” Maria Teresa dos Santos Silva – Âmbar


 
 








 

Neste mês também descobrimos … a “Gata Gatilde” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e de como se pode e deve manter os nossos amigos.



 
Professora Ana Lopes