quinta-feira, 24 de maio de 2012

Espetáculo “Maio, maduro Maio”

No dia 14 de maio, pelas 18 horas, realizou-se, no Convento de São Francisco, o espetáculo “Maio, maduro Maio” que, com música e poesia, recordou o poeta e compositor José Afonso.
O concerto, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide com o apoio da Fundação Nossa Senhora da Esperança, começou com as intervenções da Diretora do Agrupamento, professora Ana Paula Travassos, e do Presidente do Conselho Geral, Professor Amândio Valente.

Esta iniciativa contou com a participação dos alunos/formandos do agrupamento e com o Coro “Cantare et sonare” da Associação Ocre que iniciou o espetáculo com três belas canções populares da Beira Baixa.

Logo a seguir entrou em cena um trio de grandes intérpretes, composto pelos músicos António Eustáquio, Vítor Miranda e Jominho que deliciaram o auditório com o repertório de Zeca Afonso.

Os muitos aplausos que se ouviram foram a prova do agrado de todos, perante uma atuação brilhante e arrebatadora.


 De registar a presença da Senhora Diretora Regional de Educação do Alentejo.


Intercalando as músicas, surgiu a poesia, declamada por pequenos grupos de alunos/formandos espalhados pela sala.
Marta Reia, Tiago Bonacho e Renato Picado declamaram “Soneto do Trabalho”, de Ary dos Santos;



Zaida Barreiros e Nuno Vaqueiro declamaram “Amigo, Maior Que o Pensamento” de Zeca Afonso.



O Sr. António Marques, formando do CNO deste Agrupamento, leu um poema da sua autoria sobre o 1º de Maio.



Quase a finalizar o espectáculo, os alunos da Clube de Música do Agrupamento, dirigido pelo professor António Eustáquio, acompanharam os artistas.


Conceição Filomeno, formanda do Curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário, declamou o poema “Conquista” de Miguel Torga.


No final, a professora Ana Travassos e o professor Amândio Valente agradeceram a colaboração e a presença de todos.
Foram duas horas magníficas que terminaram com os calorosos aplausos da assistência que, por mais de uma vez, se levantou para ovacionar os artistas.