quarta-feira, 11 de maio de 2011

Exposição de um professor do nosso Agrupamento




O átrio da nossa biblioteca escolar está novamente enfeitado! Desta vez, temos o prazer de apresentar, até ao próximo dia 20 de Maio, uma exposição de 32 cartazes da autoria de um professor/artista do nosso Agrupamento - Augusto Rainho.

A última exposição de cartazes do autor realizou-se em 1997, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide. Tal como nessa exposição, também agora podemos ler um texto do artista que a seguir publicamos:

Devem ser como um murro no olho!

“Têm várias formas e tamanhos, mas é no rectângulo que se sentem mais à vontade. De concepção simples e, pontualmente, com uma lambidela de humor, comunicam através da imagem e do texto e, quando bem feitos, até por analfabetos são lidos. Têm vida curta e são pouco respeitados. Nascem e desaparecem ao sabor das modas. Depois de utilizados, servem para tudo e para nada. Desde simples papel de embrulho a tapete; de bola de futebol a fabulosos aviões e foguetões de papel que dão largas à imaginação de crianças e adultos.

Quem os faz sofre! Muito!... Como em todo o acto de nascer. Do estirador, do lápis, dos pincéis, dos papéis, das colas, das tintas, da tesoura e da borracha, saltaram para o alucinante universo informático. O sofrimento é o mesmo! As hipóteses de concretização nascem em cascata, juntamente com a angústia de não saber quando parar.

A informática, de mãos dadas com o fotocopiador, democratizou-os, sobretudo os de concepção doméstica, mas a qualidade raramente lhes fez companhia.
Antes de saírem para a rua, e salvo raras excepções, são mutilados nas oficinas gráficas, quase sempre ao nível da cor.

Os que hoje aqui podem ver, criticar e contestar são uns felizardos. Foram adoptados por alguém que os soube compreender e respeitar. Tiveram direito a moldura, passe-partout, vidro e a estar em família, pendurados em paredes brancas, feitas de propósito para os receber, até que decidam que o melhor lugar para eles é o lixo. Se isso não acontecer, traçarão humildemente o caminho cultural e social do nosso Concelho. Serão testemunhos de tempos e de viveres que teimosamente continuamos a preservar, bem como da estética gráfica da altura em que nasceram.

Pela minha parte, agradeço-vos a disponibilidade desta visita. Para a maioria, mesmo para os mais distraídos, será certamente um reencontro com eles - Os Cartazes.
Augusto Rainho"