sexta-feira, 15 de outubro de 2010

“Somos o que comemos”

A nutricionista Inês Tavares, trabalhando na BE.

Quase todos conhecemos e concordamos com esta frase. O problema é assumirmos e levarmos a sério o seu sentido.
Pois é! Resistir a algumas guloseimas pode ser, de facto, muito difícil. Depois, quando os quilos na balança começam a subir, todos prometem começar a fazer dieta e uma alimentação mais saudável. Porém, conseguir resistir a mais um “petisquinho” ou a mais um daqueles “docinhos”, de que a gastronomia portuguesa está recheada, pode ser, de facto, muito “penoso”.
É que desculpas não faltam. É a do Natal e a da Páscoa; é a de mais um aniversário; é porque a tia ou a avó fazem tão bem aquele prato; é porque na vitrina da pastelaria estava um bolinho de chocolate irresistível, mesmo a “chamar” por nós; é porque estamos tristes ou porque estamos em festa... Enfim! São só pretextos e a dieta fica adiada por mais um e outro dia.
Por isso, não admira que os media estejam cheios de cabeçalhos do género: “Estudo Português revela números alarmantes. Portugal está em segundo lugar em obesidade infantil” ou “Portugal apresenta uma das taxas de obesidade infantil mais altas da Europa, devido à alimentação e à vida sedentária das crianças … “ ou ainda “Sal, álcool, abuso de gorduras, falta de informação: são os principais “pecados” dos portugueses em matéria de alimentação”.
Atentos a este cenário e sabendo que, na maioria das vezes, alterar certos hábitos alimentares antigos na população adulta é, normalmente, mais difícil, nos últimos anos, as escolas e os técnicos de saúde têm dirigido especial atenção à educação e promoção de estilos de vida saudáveis junto dos mais novos. Neste contexto, já há bastante tempo que o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide tem vindo a desenvolver projectos e estabelecer parcerias, no âmbito da educação para a saúde, dando-se especial atenção, entre outras, às questões relacionadas com a educação para uma alimentação equilibrada e promoção da prática regular de exercício físico, junto dos mais jovens. No presente ano lectivo, além do Projecto de Fitnessgram (através do qual é calculado o Índice de Massa Corporal e é apurada a condição física de todos os alunos, possibilitando a triagem dos que estão em risco de obesidade), o Projecto de Educação para a Saúde, através da parceria estabelecida com a Farmácia Freixedas, tem vindo a contar com a preciosa colaboração da nutricionista Inês Tavares que está a implementar o Projecto “Comer bem e bem comer, dá saúde e faz crescer!!!”.
Desta forma, além da mais valia de uma intervenção directa, junto dos alunos, no que respeita à sensibilização e educação alimentar, a Escola também está a beneficiar com o trabalho desta técnica, ao nível da análise das ementas do refeitório e dos produtos do bufete bem como da elaboração de propostas mais saudáveis e equilibradas.
E já agora, em jeito de despedida, deixamos a dica para aproveitarem o dia de amanhã para meditarem em muitos “petiscos salutares”, pois comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”
Muita Saúde!

Professora Ana Cerdeira