quinta-feira, 27 de maio de 2010

Eça de Queirós e o seu tempo - O Portugal do séc. XIX na ficção queirosiana



Decorreu ontem, pelas 18 horas, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide a palestra "Eça de Queirós e o seu tempo - O Portugal do séc. XIX na ficção queirosiana", dinamizada pela nossa BE.
A sessão de abertura esteve a cargo da Directora do Agrupamento, professora Ana Travassos, e da professora bibliotecária, Fernanda Cunha.
Na primeira parte da palestra, o Dr. Nuno Prates, docente do nosso Agrupamento, fez uma contextualização histórica, ideológica e cultural do século XIX e discorreu sobre os acontecimentos que marcaram a obra de Eça de Queirós. Falou também da influência que este autor teve na sua época.
Na segunda parte, a Professora Doutora Ana Margarida Dinis Vieira falou da vida de Eça de Queiroz e de algumas das obras que melhor ilustram o Portugal do seu tempo: As Farpas, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Os Maias e O Conde de Abranhos, tendo cativado todos os presentes com a qualidade e vivacidade da sua apresentação.
No final, a Professora Doutora Ana Margarida Dinis Vieira autografou o seu livro As vertentes do olhar na ficção queirosiana, ao qual foi atribuído uma menção honrosa pelo Grémio Literário de Lisboa, no dia 18 de Abril de 2009.
A Biblioteca Escolar e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas agradecem, a disponibilidade e generosidade demonstradas pelos oradores; o incentivo da Direcção do Agrupamento; o apoio prestado pelo Município, nomeadamente na cedência do espaço e das ofertas aos oradores e deixam um agradecimento muito especial à assistente operacional da BE, Lucinda Soares, que, com a sua competência e profissionalismo,contribuiu, de forma inequívoca, para que esta iniciativa fosse um êxito.
Pode ser lida uma reportagem sobre o assunto aqui .