quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Escola Electrão


O nosso Agrupamento aderiu ao Projecto Escola Electrão 2009/2010. Um dos pontos de recolha dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos encontra-se na nossa BE/CRE.

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) são um dos tipos de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Segundo dados da Comissão Europeia, calcula-se que cada cidadão europeu produza uma média de 14 quilogramas de REEE por ano.

Muitos desses resíduos contêm substâncias perigosas para o ambiente e para a saúde (arsénio, chumbo, crómio, mercúrio, entre outros).

Na tentativa de sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e a comunidade em geral para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Electrónicos (Amb3E), em colaboração com o Ministério da Educação promove o Projecto Escola-Electrão.

Este projecto envolve alunos de 603 escolas de todo o país num concurso que será ganho pela escola que conseguir recolher um maior número de REEE.
A recolha dos equipamentos
Todas as escolas envolvidas neste projecto recolherão todo o tipo de equipamento eléctrico e electrónico, habilitando-se a ganhar prémios de acordo com os quilos de REEE recolhidos.

Na nossa Escola, o primeiro período de recolha dos equipamentos decorrerá de 18 de Janeiro a 5 de Fevereiro.

Dia Electrão
No dia 3 de Fevereiro a Escola receberá a visita de um Ponto Electrão Metálico, um contentor criado pela Amb3E e concebido especialmente para receber REEE de pequena e média dimensão.

Durante todo o período de recolha, todos os que possuírem em casa equipamentos eléctricos e electrónicos poderão fazê-los chegar pessoalmente ou através dos alunos à nossa Escola.

O ambiente agradece!!
Profª Carla Eustáquio
Prof. Carlos Caixado
Profª Jacinta Sequeira
Profª Teresa Matos