quarta-feira, 27 de maio de 2009

Obervação nocturna

Na noite de vinte e seis de Maio, a comunidade escolar, pais dos alunos e alguns curiosos andaram com a “cabeça na Lua”. Não por estarem distraídos, mas porque se deslocaram à Barragem de Póvoa e Meadas, para participarem na observação nocturna que aí decorreu. Através do telescópio automático (do professor Acácio Lobo e comandado pelo mesmo) e do telescópio tipo Dobson (da Escola Básica 2,3 de Castelo de Vide), manuseado pelo professor Aires Nina, foi possível ver alguns corpos celestes. As pessoas presentes conseguiram visualizar a Lua com as respectivas crateras, a estrela Polar, tal como Saturno e os seus anéis, para além das muitas estrelas e constelações que se viram a olho nu.
Os mais “resistentes”, já pela noite dentro, através do telescópio automático, ainda observaram algumas nebulosas, enxames de estrelas e estrelas duplas.
Em relação a possíveis fotografias, não há nenhuma! Não por esquecimento da máquina fotográfica (quase todos os telemóveis têm uma!), mas simplesmente pelo facto do flash perturbar a adaptação dos olhos ao escuro, o que iria dificultar a observação nocturna.
Prof. Aires Nina