terça-feira, 18 de março de 2008

Sessão de esclarecimento sobre Comércio Justo






No dia 29 de Fevereiro, o senhor Miguel Pinto veio à nossa escola para falar sobre o comércio justo.
Começou por falar da importância do voluntariado e, como exemplos, deu algumas das suas experiências: acompanhou invisuais em Itália; ofereceu a sua voz para gravação de leitura de livros também para invisuais; organizou, com um grupo de amigos, a associação de desportos radicais de Amarante que se ofereceu para pintar a Torre de Amarante; colaborou na criação do cineclube de Amarante…
Em seguida, mostrou um Mapa do Mundo diferente daqueles que estamos habituados a ver que são feitos por europeus, porque nestes é a Europa que está no centro mas o centro do mundo é relativo à importância que cada um lhe dá. Os países pobres têm tanto direito a ser “o centro do mundo” como os mais ricos.
Depois falou, então, sobre o comércio justo, e explicou que os maiores produtores de, por exemplo, cacau, algodão, chá, café, bananas … são, na sua maioria, países pobres. Esses países são muito explorados pelos países mais ricos por terem mão-de-obra muito barata e numerosa. Com base neste facto, a associação mundial do comércio justo pretende, sem fins lucrativos, reequilibrar este fenómeno através da compra destes produtos a um preço justo, directamente aos produtores e para principal benefício deles.
Finalmente, o senhor Miguel Pinto disse que para ajudar os países pobres não serve dar-lhes dinheiro e alimento porque, assim que acabar, voltarão a ter falta; devemos, sim, valorizar os seus próprios recursos face aos países mais ricos.

Leonor Andrade
6ºB