“A internet não seleciona a
informação. Há de tudo por lá. (…) A imensa quantidade de coisas que circula é
pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia.
Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos
com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. (…).”
Umberto Eco
Assim,
com os objetivos de travar esta
tendência para o “corta e cola”; de alertar para a necessidade de questionar a informação que lhes salta pelo ecrã e
de treinarem o seu pensamento crítico,
a BE está a implementar, pelo 4º ano
consecutivo, o Plano de desenvolvimento de literacias da informação e
digitais.
Este projeto dirige-se aos alunos do 5º ano, está a ser implementado em articulação com a disciplina de Português e está organizado por módulos:
1º
Módulo: Conhecer a BE
- Como usar a BE
3º
Módulo: A pesquisa e o tratamento da informação
- Como fazer um sublinhado- Como fazer um esquema
- Como fazer um resumo
- Como fazer uma pesquisa
- Como fazer um trabalho
4º
Módulo: Multimédia: o PowerPoint
- Como fazer uma apresentação multimédia – o PowerPoint
A
biblioteca escolar pretende, deste modo, assumir
um papel decisivo na formação para as literacias, permitindo desenvolver nos
alunos um leque de competências
exigíveis ao uso da informação, à construção do conhecimento e à
construção da cidadania.
Ouvindo a teoria... |
Aplicando os conhecimentos com a ajuda da Profª bibliotecária. |
Trabalhando com afinco,... |
... sempre com a supervisão da Profª Zita Sequeira, de Português. |
A atenção e o interesse imperam. |
A professora Fernanda ajuda a preencher os esquemas. |
A Profª Zita verificando os resumos. |