Projeto «Leitur@s Criativ@s» | Todos Juntos podemos Ler

Este é o repositório digital dos trabalhos realizados no âmbito do projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos Podemos Ler). O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide integrou esta rede de Escolas em 2021. 
O projeto incidirá no desenvolvimento de competências ao nível das literacias da leitura, tecnológicas e digitais, contribuindo para a formação dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Assim, quinzenalmente durante as aulas de Português, a Professora Bibliotecária orientará: sessões de leitura; dramatizações; a realização de podcasts/vídeos/livros digitais, entre outras atividades, de acordo com as preferências/perfil dos alunos implicados.


5º ano | 1º Período | 2023

Ao longo do 1º período, o Guilherme leu várias fábulas e escolheu trabalhar a «A Cigarra e a Formiga»: fez o seu resumo e reescreveu o final. Na opinião do Guilherme, na vida, devemos sempre ajudar os outros!

Book titled 'A Cigarra e a Formiga'Read this book made on StoryJumper
3º ano | 1º Período | 2023

Ao longo do 1º período, a Daniela e o Martim imaginaram uma história, a partir de cartas. 
Depois, passaram-na para um documento word, selecionaram imagens para ilustrar as suas ideias e colocaram-nas numa pasta. Também, escolheram a capa do seu ebook, que foi feito com a colaboração da professora bibliotecária e a docente de Apoio.
Finalmente, apresentaram o seu trabalho aos colegas.

Book titled 'A Fada e o Pai'Read this book made on StoryJumper
Neste terceiro ano de projeto, a BE está a trabalhar com 2 alunos do 3º ano; 1 aluno do 5º ano; 1 aluno do 8º ano e 1 aluno do 9º ano. 

Projeto «Leitur@s Criativ@s» | Todos Juntos podemos Ler | Ano 3
Set 2023


4º ano | 2º e 3º Períodos | 2023

Ao longo dos 2º e 3º períodos, o Guilherme e o Salvador criaram personagens e imaginaram uma história. 
Depois, passaram-na para um documento word, selecionaram imagens para ilustrar as suas ideias e colocaram-nas numa pasta. Também, escolheram a capa do seu ebook, que foi feito com a colaboração da professora bibliotecária.
Finalmente, apresentaram o seu trabalho aos colegas.
 
Book titled 'Aventuras do Guilherme e do Jorge'Read this book made on StoryJumper


4º ano 
Partindo da história Conheces alguém assim? de Margarida Fonseca Santos, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.

Book titled 'Conheces alguém assim?'Read this book made on StoryJumper
8º ano 
Partindo do álbum O Destino de Fausto, de Oliver Jeffers, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.

Book titled 'O Destino de Fausto'Read this book made on StoryJumper
6º ano
Durante o 1º período (2022-23), o Martim trabalhou O pedaço que falta de Shel Silverstein. Da sua leitura, resultou este audiolivro, utilizando a ferramenta Story Jumper.
 
Book titled 'O pedaço que falta'Read this book made on StoryJumper
7º ano
Umas das obras trabalhadas, durante o 1º período (2022-23), foi o álbum Discórdia, de Nani Brunini, a partir da qual, em oficina de escrita, foi criado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.
 
Book titled 'Discórdia'Read this book made on StoryJumper


Projeto «Leitur@s Criativ@s» | Todos Juntos podemos Ler | Ano 2
Set 2022


 O projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos podemos Ler) está a ser implementado, no nosso Agrupamento, pelo segundo ano consecutivo.

O projeto incidirá no desenvolvimento de competências ao nível das literacias da leitura, tecnológicas e digitais, contribuindo para a formação dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. 

Tal como no ano passado, a Professora Bibliotecária orientará, quinzenalmente: sessões de leitura; dramatizações; a realização de podcasts/vídeos/livros digitais, entre outras atividades, de acordo com as preferências/perfil dos alunos implicados.

Este ano, o projeto abrangerá alunos do 4º ao 8º ano.

Para o 1º trabalho foram escolhidas obras com o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Ler para a Paz e Harmonias Globais.

Todas as atividades serão dinamizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com docentes da Educação Especial, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e Centro de Apoio à Aprendizagem(CAA).

Conheces alguém assim? (4º ano)

Discórdia (7º ano)


O destino de Fausto (8º ano)

Ano letivo 2021-22

 Conforme divulgámos aqui, a BE do Agrupamento está a implementar o projeto «Leitur@s Criativ@s» (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Todos Juntos podemos Ler). 

 Quinzenalmente, a professora bibliotecária deslocou-se às salas  dos alunos objeto de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, onde orientou sessões de leitura e escrita. 

  Umas das obras trabalhadas, durante o 1º período, foi A guerra, de José Jorge Letria, a partir da qual foi realizado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper

Book titled 'A Guerra'Read this book made on StoryJumper
Também foi explorado o conto «Miúra», de Miguel Torga, incluído na obra Bichos. Partindo da sua leitura, o aluno J.M. apresentou a sua versão.
Book titled 'MIúRA'Read this book made on StoryJumper
Book titled 'Pedro Alecrim'Read this book made on StoryJumper
 Uma das obras trabalhadas foi Pedro Alecrim, de António Mota, a partir da qual foi realizado o presente ebook, utilizando a ferramenta Story Jumper.



Para divulgação e monitorização do projeto, foi criado um Padlet, que os alunos preencheram.

Made with Padlet


Jogo sobre raças de cavalos


 

No âmbito do projeto «Leitur@s criativ@s», foi feita uma pesquisa sobre raças de cavalos. Selecionada a informação essencial e as fotos, o aluno J. M. (9º ano) criou um jogo, com a aplicação Educaplay.

Vale a pena jogar!

 



 Banda desenhada



Partindo da obra Greta e os Gigantes (Inspirado na luta de Greta Thunberg para salvar o mundo), o Rodrigo A. criou uma banda desenhada com a aplicação Pixton.




Monitorização | Ano letivo 2021/22