quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Feira do livro usado na BE


Cartaz da Semana da Leitura


Balada da neve



Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho…

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria…
. Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho…

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…

E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.


Augusto Gil

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

2ª eliminatória do Concurso "Leitores sonhadores"

Vladimir Kosubash, 3º A. Apurado para a final.
Leonor Magro, 3º A.











Lívia Remédios, 4º A.
Pedro Borba, 4º B.



David Conchinha, 4º B.

Leonor Serafim, 4º A. Apurada para a final.











Júri para o 3º, 4º e 5º anos.

No dia 19 de fevereiro, realizou-se a 2ª eliminatória do Concurso "Leitores sonhadores".

Os alunos apurados na 1ª eliminatória deslocaram-se à BE da escola sede e leram com muita correção e expressividade os textos e os poemas selecionados.

No entanto, só poderá estar presente na final um aluno de cada ano . Assim sendo, ficaram apurados os seguintes alunos:

Do ano, Vladimir Kosubash;

Do ano, Leonor Serafim;

Do ano, Manuel Serpa Soares;

Do ano, Tiago Canário.
 
Muitos parabéns a todos os concorrentes e votos de boa sorte para os nossos embaixadores na grande final de Portalegre, no dia 15 de março!


Júri para o 6º ano.

João Conchinha, 5º A.

Maria Lindo, 5º A.











Margarida Garcia, 5º B.


Martim Oliveira, 5º B.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Manuel Serpa Soares, 5º B. Apurado para a final.
 
 
 

Margarida Vermelho, 6º A.
Rúben Carapeto, 6º A.
 







Tiago Canário, 6º B. Apurado para a final.

Mafalda Valhelhas, 6º B.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim III

 



Os alunos das turmas A e B do 8º ano, orientados pelas docentes Isabel Graça e Teresa Castro, realizaram pesquisas sobre pares amorosos/amores trágicos da literatura universal. A exposição, montada em articulação com a BE, pode agora ser apreciada no átrio superior da escola.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim II


Durante todo o Dia de S.Valentim, os alunos foram convidados a escrever cartas, poemas ou mensagens de amor/amizade e colocaram-nas no marco do correio, que estava no átrio da biblioteca. 
 
Escrevendo...

...mensagens.
O entusiasmo no momento de as receber...
No final do dia, todas essas mensagens foram entregues aos seus destinatários.
 
Além de participarem nesta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de ver o filme "Romeu e Julieta", que passou durante todo o dia no átrio da biblioteca.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim I

A BE lançou o desafio e o Departamento de Línguas correspondeu - os alunos dos 2º e 3º ciclos escreveram frases alusivas ao amor, em Português, Inglês e Espanhol. O resultado pode ser apreciado no átrio da biblioteca.